Guia Completo: Aprenda do Zero Como Vender Roupas Pela Internet

Vamos ser sinceros: todo mundo ama comprar uma blusinha pela internet. Entre um clique e outro, a gente sempre acha uma peça que é a nossa cara. E se acabar não curtindo o preço, é facinho achar outro modelo por aí.

Essa é uma das principais vantagens das lojas online. Qualquer um pode encontrar rapidinho o tipo de roupa que deseja, no valor e tamanho que precisa. 

Se engana quem pensa que este mercado já tá dominado pelas grandes indústrias e marcas. Com uma comunicação efetiva nas Redes Sociais e um atendimento diferenciado, você pode aumentar os seus ganhos vendendo também pela internet.

E o melhor é que isso é mais fácil, rápido e barato do que você imagina. Continua aqui com a gente pra descobrir como você pode levar a sua marca pras telinhas de todo o Brasil.

Dando vida à sua marca

Já ensinamos por aqui como você pode criar um Instagram para a sua marca. Mas dessa vez queremos dar o próximo passo. Além de ter um próprio @, está na hora de você aprender a se destacar em meio a tantos perfis comerciais.

Tudo começa com uma boa apresentação, que no mundo digital acontece por meio da identidade visual da sua loja. Ela vai estar presente em todas as suas publicações, stories e outros materiais gráficos.

Se a sua verba estiver curta e não puder contratar um designer freelancer no momento, comece com o que tem. Você vai precisar colocar a mão na massa, e partir para soluções onlines e gratuitas, como o Canva.

Esse vídeo aqui pode te ajudar muito neste processo criativo:

Apresentando os seus produtos

Na sua loja física, temos certeza que você sempre se dedica para deixar os produtos bem expostos através de uma boa iluminação. No Instagram, isso não deve ser diferente. 

Pense na vitrine do seu estabelecimento: ela faz as pessoas que estavam passando pela rua entrarem na loja. E se elas não comprarem em um primeiro momento, elas podem voltar a qualquer hora pra dar mais uma passadinha e acompanhar as novidades.

E é isso que uma boa fotografia faz para o seu perfil. Valoriza os produtos, aumenta o número de seguidores e aumenta a credibilidade da sua marca. 

Antes de você já querer pegar o seu celular e começar a tirar as primeiras fotos, confira essas dicas para deixar tudo bem profissional. Daquele jeitinho que você vê as grandes empresas fazendo:

No detalhe das Redes Sociais

Agora que você já sabe como tornar a sua marca ainda mais apresentável pro público, está na hora de conhecer todas as ferramentas do Instagram. 

Existem diversas possibilidades e formatos para você apresentar a sua marca ao público. Começando pelos espaços de conteúdo, temos o Feed, Reels, Stories e Destaques.

O Feed é aquele espaço mais tradicional que você já conhece, onde as pessoas publicam suas fotos na linha do tempo, e os seguidores interagem através de curtidas e comentários.

Se você quer furar a bolha dos seus seguidores, o Reels é uma ótima opção. Fique atenta, e acompanhe as trends do momento para aumentar rapidamente o seu engajamento com vídeos curtos. Por exemplo, use as peças que você já tem em seu estoque para montar um Reels de looks para diferentes tipos de eventos e ocasiões.

Já o Stories funciona como um espaço rápido de interação, onde as pessoas publicam fotos e vídeos que somem em 24 horas. Você pode utilizar essa ferramenta para publicar promoções, compartilhar o conteúdo dos seus clientes e avisar sobre os próximos lançamentos da sua coleção. 

Ah, gostou muito de um Stories e gostaria que ele não sumisse do seu perfil? Aí vem a utilidade do Destaques. Você consegue agrupar eles por assuntos, como as principais informações da sua empresa e opiniões dos clientes. Veja um exemplo:

Para finalizar este tópico, gostaríamos de reforçar a importância da identidade visual para tornar a sua loja única. Em todas essas peças e publicações, é imprescindível que todos os materiais estejam no padrão criado para a sua marca. Isso vai tornar o seu perfil mais bonito e, principalmente, confiável.

Venda em novos espaços

Ufa, o esforço valeu a pena! Sua loja já está com engajamento lá em cima, vários e vários pedidos, e muitas oportunidades rolando.. 

Falando em novas oportunidades, sabia que você também pode vender dentro dos Marketplaces? Para quem ainda não conhece este tipo de plataforma, eles são basicamente espaços de compra e venda na internet. 

Tal como um Shopping Center, eles funcionam como um ponto de encontro para quem deseja comercializar e consumir um determinado tipo de produto, como as suas blusinhas. E assim, elas podem chegar a novos públicos por meio de sites como OLX, MercadoLivre e Ebay. 

A gente, inclusive, já preparou algumas dicas para você se destacar nessas plataformas: 

Enviando para todo o Brasil

Encontrar o comprador na catraca do metrô é coisa do passado. Com a ajuda dessas plataformas de Marketplace, você pode vender as suas roupas pela internet e entregá-las por todo o Brasil. E o melhor, tudo isso por um preço e prazo justo.

Quando as vendas acontecerem dentro dos sites citados anteriormente, o sistema é todo automatizado e você precisa apenas imprimir a etiqueta e levar embalado para a Agência de Correios mais perto da sua casa. 

Pelo Instagram, você vai precisar anotar todos os dados pessoais e de correspondência do seu cliente, e contar com aquela ajudinha do Correios também. Não se esqueça que este processo tem um custo a parte, e você deve decidir como vai gerenciá-lo, oferecendo frete grátis, meio-a-meio ou 100% por conta do cliente.

Batendo mais uma vez na tecla da apresentação da sua marca, saiba que o unboxing é um processo especial na experiência do cliente em compras online. Preparar uma caixa com cheiros, texturas e identidade visual da sua marca vai gerar mais identificação com os consumidores.

Inclusive, esse pode ser um conteúdo de oportunidade para o seu Instagram. Se liga como o cuidado pode ser tornar um diferencial do seu negócio:

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, vender roupas pela internet é uma oportunidade incrível para aumentar o seus ganhos, expandindo sua marca para todo o território nacional.

Basta um computador ou celular em mãos para começar a postar os seus produtos no Instagram e principais marketplaces. Mas não se esqueça de fazer isso bem feito. Como falamos ao longo de todo o texto, uma boa apresentação e comunicação te destacam em meio a tantos concorrentes.

Para você começar a dar os seus primeiros passos com sua loja online, use o crédito semanal para repor as peças que foram vendidas e investir em novos produtos. Faça tudo isso direto do app e sem precisar de cartão. Venha conhecer os nossos serviços.

vaizippi

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