Toda quebrada que se preze tem aquela pessoa que dá aula na cozinha e complementa a renda com uns docinhos e bolinhos. Nada melhor do que dar uma passadinha lá num sábado a tarde e comer algo gostoso pagando pouco.
E o mais interessante é ver como essas histórias são parecidas: a pessoa cozinhava bem, geral elogiava muito, até que alguém deu a ideia dela começar a vender.
Ela foi testando, aumentando o faturamento, lançando novos sabores, até que percebeu que poderia viver do seu talento. E tudo isso não foi diferente com Suzi Rodrigues, que descobriu na confeitaria a liberdade profissional que sonhava.
Em uma entrevista pra lá de inspiradora pro site Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a empreendedora contou sua trajetória até aqui.
Nem tudo são flores
O caminho de Suzi pro sucesso não foi um conto de fadas, mas uma jornada cheia de determinação.
Pra chegar onde sempre sonhou, ela arriscou a estabilidade de um emprego de 8 anos com carteira assinada pra fazer bolos por encomenda.
No início, ela só fazia bolos confeitados de festa, e precisava dedicar muitas horas do seu dia pra isso, e não tinha tantos clientes frequentes.
Pra ter clientes todos os dias, decidiu começar a fazer bolos caseiros. E foi graças a essa mudança de produto que ela conseguiu se manter mesmo em meio a pandemia: “Em 2020, com a pandemia, achei que não daria mais certo, mas, pra minha surpresa, nunca vendi tanto. Comecei a fazer delivery com ajuda do meu marido”.
Uma ideia muda tudo
E essa não foi a única boa ideia de Suzi. Em um curso de culinária, uma das suas professoras disse que elas deveriam inovar colocando algo que gostassem em seus trabalhos.
Apaixonada pela literatura, e formada em Letras, ele decidiu unir os seus dois talentos. Começou a escrever poesias e colocá-las em cartões junto ao bolo.
O que era pra ser um detalhe dos pedidos feitos com muito carinho, virou a atração principal. Os bolos deixaram de ser uma receita simples pra cafés do dia a dia pra virarem algo presenteável em datas especiais.
Aproveitando a oportunidade
E como ela não é boba, ela viu aí mais uma oportunidade de faturar mais.
Ela aproveitou que o povo amou suas poesias pra caprichar ainda mais na finalização e decoração dos bolos, transformando seu produto em algo presenteável.
Com isso, ela pode aumentar o valor dos produtos, e continuar vendendo bem. Hoje, o seu cardápio também conta com cestas presenteáveis, com opções que vão de R$110 a R$380. Olha que lindeza são esses kits:
Anota a receita: tudo que podemos aprender com Suzi
Arrisque com cautela
Às vezes dá vontade de jogar tudo pro alto e viver da própria arte, mas a vida (infelizmente) não é bem assim. Você precisa dar um passo de cada vez.
Antes de trabalhar somente com a culinária, a Suzi conciliava suas encomendas com o trampo CLT. Durante as suas férias, já com uma base de clientes fixos, ela percebeu que poderia correr esse risco, e largar do emprego em que trabalhava há 8 anos.
Quando você achar algo que goste, e decidir investir nisso, não coloque todas as suas fichas na mesa, porque você pode acabar cortando o seu potencial pela raiz.
Os detalhes fazem a diferença
Não espere ter resultados diferentes fazendo a mesma coisa todos os dias. Foi com um ato de capricho que ela conseguiu tornar algo comum em extraordinário. Faça o mesmo no seu trabalho ou negócio.
Use as Redes Sociais ao seu favor
Segundo Suzi, o perfil no Instagram é a grande porta de entrada dos novos clientes, que moram em bairros vizinhos aos seus. Aprenda a usar as Redes Sociais ao seu favor, aumentando todos os dias o número de seguidores e interações.
Além da loja física ou contatos próximos, esse é um ótimo canal pra você vender mais.
O Doce Sabor do Empreendedorismo
Histórias como as de Suzi nos inspiram muito, e por isso a compartilhamos aqui. É usando de testemunhos como esses que entendemos que todos nós temos um potencial único a ser explorado.
Da massa de bolo à poesia (ou os dois, rs), você pode descobrir uma nova paixão que vai transformar a sua vida como empreendedor.
Experimente, tente, e se precisar recomece do ponto de partida até achar algo que faça sentido (e dinheiro) pra você. Durante toda essa jornada, conte com a Zippi pra dar a receita perfeita pro seu negócio.
Nós oferecemos capital de giro semanal para você arriscar com segurança, sem transformar as contas numa bola de neve. Assim, você consegue acompanhar a todo momento a saúde do seu negócio, facilitando a gestão financeira.
Saiba mais: