Dicas para manicures: 4 regras de ouro pra mandar bem

Vem ver como se destacar nesse universo da beleza.

Corta, lixa, tira cutícula, pinta e decora. A verdade é que todas as manicures conhecem bem esse passo a passo. Mas, além dos cuidados estéticos oferecidos pra clientela, existem também outras coisas que todas as fadas das unhas precisam saber pra se destacar no universo da beleza e melhorar suas condições de trabalho. Por isso, separamos 4 dicas para manicures que vão além da esmaltação. 

Então, se você é manicure/pedicure e chegou aqui em busca de uma forcinha, pega papel e caneta pra não perder nada. Bora colocar tudo em prática?

1. Fique ligada nas tendências

A gente sabe que existem vários tipos de manicures, cada uma com seu estilo. Mas se você quer se destacar, precisa ficar de olho nas tendências e novidades. Quer um motivo?

Segundo a Abihpec, o segmento de beleza e bem-estar cresceu cerca de 10% ao ano nos últimos dez anos no Brasil. Logo, isso já é motivo suficiente pra você ficar ligada que é preciso inovar. Afinal, se o mercado tá crescendo você precisa aproveitar e tirar vantagem, né? 

Pra surfar nessa onda, a primeira regra é inovar. Veja o que anda rolando de novidade e que as pessoas estão curtindo, comentando e desejando, principalmente nas redes sociais. 

Vale ficar de olho em novos materiais, marcas, estilos e tendências que rolam primeiro na internet, entre as famosas e até fora do Brasil pra trazer novidades fresquinhas pra suas clientes.

Além disso, invista em cursos de atualização. Com certeza, suas clientes vão adorar saber que você está antenada, correndo atrás de novidades pra elas. Certificados na parede sempre dão aquele impacto. 

Manicure pintando unha das mãos de cliente
Dica extra: não esqueça de se proteger com máscara e luvas. 😉

2. Faça um portifólio no Instagram 

Que tal criar um perfil no Instagram pra mostrar o seu trabalho pro mundo, hein? Faça uma conta separada do seu perfil pessoal e use exclusivamente para isso. Assim, você marca presença digital e tem um lugar que vai funcionar como uma vitrine e cartão de visitas virtual. 

Aí, sempre que você terminar de atender uma cliente, peça pra tirar uma foto e poste no Insta. 

Além disso, aproveite e abuse dos stories também. Marque o @ das suas clientes sempre que possível, pois, desse jeito, elas podem repostar a foto ou vídeo e divulgar ainda mais o seu nome pra mais pessoas. 

3. Fidelize suas clientes

Todo mundo adora receber alguma condição especial na hora de consumir ou comprar algo, né? E, claro, com suas clientes não seria diferente. Por isso, outra dica pra manicures, é investir em ações pra fidelizar a clientela, como:

  • Pacotes mensais: incentive mais clientes a se tornem fixas, dando descontos pra quem fechar um determinado número de serviços por mês;
  • Cartão fidelidade: atraia novas pessoas, oferecendo, por exemplo, uma esmaltação grátis depois de realizarem uma quantidade mínima de serviços com você; 
  • Indicação de amigos: ofereça algum desconto ou serviço pra clientes antigos ao trazerem um determinado número de amigos. 

Estes são só alguns exemplos que você pode testar. Ou seja, pense em outras ideias também e veja o que é possível fazer. Aí, depois é só mandar bala. 

4. Busque sua formalização

A gente sabe que são raros os salões de beleza que contratam manicures com carteira assinada. Mas isso não é motivo pra você deixar de lado a sua segurança e o seu direito a benefícios sociais, ok? 

Por isso, mesmo trabalhando por conta própria ou em salão, você também pode e deve buscar a sua formalização profissional como Microempreendedor Individual (MEI). Assim, você passa a trabalhar de forma legal com direito a aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-maternidade, auxílio-doença, etc. Além de várias outras vantagens que os empreendedores formalizados têm.

E só pra você saber, o custo do MEI é bem acessível. Você paga um único imposto mensal, que pode variar entre R$ 56 e R$ 61, dependendo da tabela do governo

Pra abrir o MEI é super fácil, online e de graça! Você faz tudo pelo Portal do Empreendedor.  

Pra tirar outras dúvidas sobre o MEI, aperta o play!

Bom, agora que você já sabe todas as dicas para manicures é só colocar em prática. Aproveita e comenta aqui embaixo, você já se formalizou como MEI? 

vaizippi

One thought on “Dicas para manicures: 4 regras de ouro pra mandar bem

Deixe uma resposta