Presença Digital: como anda o seu negócio na internet?

Posicionar sua marca nas redes não é mais opcional, é obrigação. Vem que a gente te ajuda! 

Mandar a real é a nossa missão, por isso não leve esse recado a mal: mostrar o seu trabalho na internet não é mais um diferencial, é uma necessidade vital. Ter uma presença digital expõe o seu negócio para muito mais pessoas e, por tabela, te ajuda a faturar mais

Mas se você ainda está engatinhando e não sabe exatamente o que é essa tal presença digital e nem por onde começar, segue aqui que vamos te guiar nesses primeiros passos. E, a boa notícia, é que é mais fácil do que você imagina.

Nada de ficar aí resistindo à ideia, enquanto os seus concorrentes já estão lá na frente, aplicando estratégias digitais para se destacar. 

Números que não mentem

Para dar uma contextualizada, vamos te mostrar algo que ninguém consegue contestar: números. Talvez você não saiba quantos brasileiros acessam a internet diariamente, mas não é difícil perceber que esse número é grande. Basta olhar ao seu redor para ver que quase todo mundo não larga mais o celular ou qualquer outro dispositivo.

E tudo isso começa com uma população que está cada vez mais conectada. Uma pesquisa* divulgada em 2020, com dados de 2018, falava que:

  • De 2017 para 2018, o uso da internet em casa passou de 74,9% para 79,01%; 
  • O celular é o meio mais usado para navegar na internet – 99,2% das casas com acesso à rede têm celulares.

Por esses dois dados, você já tem uma ideia de como não dá para ignorar o poder e a influência da internet para a sua marca. Essas informações são de 2018, então, pensando bem, você já tem uma ideia de como esse cenário pode ter crescido ainda mais até esse momento. 

Pegando carona

Agora que a gente já te provou que não rola ficar de fora, é hora de pegar carona nessa grande bolha que é a internet. É o momento certo de construir a sua presença digital e alavancar o seu negócio. 

Se tanta gente está acessando a internet todos os dias, o seu público também está e, com certeza, ele está nas redes sociais ou nos sites de busca, pesquisando soluções e querendo saber mais sobre a reputação do seu negócio. E é aqui que mora a oportunidade para espalhar a cara do seu trabalho mundo afora. 

Não importa o ramo, colocar seu negócio na internet é obrigação.

Construindo uma presença digital 

Construir a presença digital da sua empresa passa por alguns passos essenciais, que a partir daí podem evoluir para uma estratégia de marketing mais arrojada. Bora ver quais são:

  • E-mail: tenha um para tratar só sobre assuntos relacionados ao seu produto ou serviço. 

Vamos combinar que não pega bem receber um orçamento de um remetente chamado: bonitao@…, maria123@ ou algo assim. E não tem problema se você usar um domínio gratuito logo de início. Não precisa se enrolar gastando com isso, mas fique ligado para cuidar bem da imagem do seu negócio usando nomes mais profissionais.

  • Site: um lugar só seu sem dividir atenção do seu público com mais ninguém. 

Pense que o seu site é uma grande vitrine virtual, que você tem a vantagem de personalizar totalmente do jeito que você desejar. Além disso, o fato de não ter que dividir atenção do público no mesmo espaço com concorrentes, como nas redes sociais, é outro benefício. Com ferramentas gratuitas você pode dar os primeiros passos e com poucos cliques colocar sua marca no ar. 

  • Google Meu Negócio: mostre o seu trabalho no buscador de pesquisa mais acessado do mundo de graça.

O Google tem uma ferramenta chamada Google Meu Negócio que é super fácil de utilizar e inserir as principais informações sobre o seu trabalho. Lá você preenche o perfil da sua empresa, com dados básicos: telefone, endereço, horário de funcionamento etc. Assim, quando alguém jogar o nome do seu negócio no Google, você aparece e não paga nada por isso. 

  • Redes Sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, Pinterest e mais. 

Se você ainda não está nas redes sociais mais acessadas, corra já para criar o perfil do seu negócio. Veja qual delas faz mais sentido para sua estratégia e vá fundo. Use com regularidade, crie conexões e mostre por qual motivo o seu produto ou serviço é a solução que as pessoas precisam. 

Atendimento é tudo

Você não precisa estar presente em todos os canais, mas não pode ficar ausente de todos também. Então, pense na afinidade do seu público e vá fundo. 

E claro, não adianta só existir na internet, você tem que ter tempo para manter esses canais atualizados. Mas pense nisso como um investimento, ok? Você investe tempo, mostra mais o potencial do seu negócio para a galera e tem chances de ter um retorno melhor. 

E se você atende bem pessoalmente, sabe que é regra atender bem na internet também. Não é porque você não está cara a cara com seu cliente que pode deixar ele lá esperando por uma resposta. Converse, não deixe ninguém falando sozinho. 

Bom, agora que você já sabe o que é presença digital e como mostrar a cara do seu negócio para todo mundo, é só partir para cima e trabalhar para dar certo. E aí, autônomo, bora vender mais? 

*Fonte da pesquisa:

PNAD Contínua do IBGE

vaizippi

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