Google Meu Negócio também é para microempreendedores

A ferramenta que facilita a busca dos seus clientes é gratuita e super fácil de operar.

Se você quer tirar uma dúvida ou pesquisar mais sobre um determinado assunto, pra onde você corre primeiro? Se sua resposta foi “Google”, a gente já sabia! E se tá todo mundo correndo pra lá, é claro que os seus clientes também estão. Por isso, colocar sua microempresa no Google Meu Negócio é uma tarefa pra ontem!

Tá achando exagero? Segundo uma pesquisa*, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Pra você ter uma ideia, isso seria mais ou menos como se metade da população de todo o mundo fizesse uma pergunta pro Google todos os dias. É muita coisa, né? 

Portanto, se o buscador de pesquisas é tão presente assim no nosso dia a dia, não tem como fugir. A sua empresa precisa estar por lá pra aparecer pra todo mundo. Assim, quando alguém jogar o nome do seu negócio no Google ou pesquisar, nas redondezas, por um produto/serviço que você oferece, sua empresa aparece sem pagar nada por isso. 

E além de aparecer na primeira página, logo no topo, o seu negócio aparece também no Google Maps. Fala aí, se o Google Meu Negócio é ou não é uma das formas mais fáceis e práticas pra marcar uma presença digital, hein? 

Então, vem que a gente te explica tudo que dá pra fazer por lá e como se cadastrar!

O Google Meu Negócio

Basicamente, o Google Meu Negócio ou Google Business é uma ferramenta que ajuda consumidores a encontrarem informações de empresas com mais facilidade. Sabe aquela ideia de “dar um google” e encontrar a informação logo de cara? É isso. 

Mas pra mágica acontecer, você precisa primeiro disponibilizar as informações do seu negócio. Isto é, contar pro mundo que ele existe e onde ele está. 

Aí, ao fazer o cadastro do seu negócio, você consegue colocar os dados importantes pros seus clientes fazerem contato mais rápido com você, tipo: 

  • Endereço;
  • Telefone; 
  • Horário de funcionamento,
  • Fotos; 
  • Site (se sua empresa tiver); 
  • Localização no Google Maps.

Além disso, a sua própria clientela também pode postar imagens e fazer avaliações, contando a experiência dela pra outras pessoas com comentários e pontuações de 1 até 5 estrelas. 

Olha só com fica a ficha, ali no canto direito da foto:

Imagem da tela de pesquisa do Google Meu Negócio
É assim que a sua empresa vai aparecer quando alguém “der um google”

Interaja com os seus clientes

Além de facilitar a vida dos seus clientes, colocando todas as informações de contato lá no Google. Tem outra coisa que você precisa fazer: interagir com o público. Ou seja, ficar de olho em tudo que estão falando sobre sua empresa e, claro, responder. 

Isso vale tanto pra avaliações positivas quanto pras negativas, beleza? Nada de ficar escolhendo responder só o que é bom. Use esse canal pra ouvir a galera, entender o que eles querem, quais são as dúvidas mais comuns e até as críticas. 

O importante é mostrar que você está presente e que ninguém tá falando sozinho. Afinal, se a sua ficha não tiver respostas dadas por você é bem provável que as pessoas irão começar a desconfiar da sua credibilidade. 

Tela de comentários do Google Meu Negócio
Fique de olho e responda todo mundo.

Descubra quem pesquisa

Com certeza você já sabe quem é o seu público-alvo, mas e se desse pra saber um pouco mais sobre o comportamento dele, hein? Pois então, com o Google Meu Negócio dá pra saber. 

Com um relatório que a ferramenta oferece, você fica sabendo:

  • Quantas pessoas viram sua empresa no Google;
  • Quantidade de solicitações sobre como chegar em seu endereço;
  • Novos seguidores do seu perfil;
  • Quantas ligações foram feitas a partir do botão “telefone”
  • Quem postou fotos do seu negócio.  

Bacana, né? Com tudo isso em mãos dá até pra planejar algumas estratégias de vendas. 

Crie sua conta 

Não adianta só saber as vantagens da ferramenta e não se cadastrar por lá, né? O que conta pro seu negócio prosperar é colocar a mão na massa. Por isso, crie a sua conta. 

O processo é bem simples e fácil. O ideal é que você crie, se ainda não tiver, um e-mail Gmail só pra sua empresa, assim você não mistura assuntos pessoais com profissionais. 

Aí depois que você tiver seu e-mail em mãos é só entrar em Google Meu Negócio e preencher todas as informações solicitadas. Não tem erro, viu! É só seguir o passo a passo e em poucos minutos sua ficha tá feita, disponível pra todo mundo te encontrar. 

E aí, bora partir pra ação? Aproveita e comenta se você gostou de saber como colocar a sua microempresa no buscador de pesquisas mais acessado do mundo. 

Fonte: * Internet Live Stats

 

vaizippi

One thought on “Google Meu Negócio também é para microempreendedores

Deixe uma resposta