Afinal, o que é Pix?

Meio perdido sem entender direito o que é, para quem é e como funciona? Cola aqui!

Se você ainda está se perguntando o que é PIX, não precisa ficar se sentindo um extraterrestre. Nesses últimos tempos, uma enxurrada de informação sobre isso pipocou em todos os lugares: internet, tv, rádio e mais.

Mas como poucas explicações foram claras e diretas, muita gente ainda ficou batendo cabeça e está com pé atrás com essa novidade. Natural, né? Afinal, toda inovação traz dúvidas e a gente super entende se esse foi o seu caso, viu? 

Por isso, queremos deixar tudo bem redondinho para você não se confundir e, quem sabe, se ainda não usou, fazer o seu primeiro Pix quando terminar sua leitura aqui. Bora entender melhor? 

O que é Pix? 

Simplificando, Pix é um novo sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Com ele, você consegue fazer transferências, enviando ou recebendo dinheiro em poucos segundos de forma totalmente digital

A grande inovação do Pix é que com ele acabou aquela história de expediente bancário, que fazia todo mundo “refém” do calendário e do relógio. Agora ninguém precisa mais esperar o chamado dia útil para pagar ou receber aquela grana de um serviço que prestou ou produto que vendeu.  

O serviço veio para quebrar as barreiras que tanto atrapalham o dia a dia de quem está no corre, como o autônomo, fazendo a economia girar a cada instante. O mais bacana é que o Pix funciona 24 horas, 7 dias da semana, incluindo feriados. 

E para simplificar ainda mais, você faz tudo direto do app do seu banco mesmo, sem ter que contratar nenhum serviço extra, baixar um novo aplicativo ou aprender a usar um novo sistema. Prático, né?

Como usar

Para movimentar o seu dinheiro com o Pix, você precisa cadastrar apenas uma chave de acesso que pode ser seu: CPF, e-mail, número do celular ou chave aleatória fornecida pelo sistema. Essa chave vai ser a única identificação necessária para as transações. Então, pode ir esquecendo aquela burocracia envolvendo número de conta, agência etc. 

Cada instituição desenvolveu menus e atalhos dentro dos seus próprios apps para facilitar a utilização e cadastramento da chave PIX. Então, é possível que os nomes ou passos sejam diferentes para cada uma delas. Mas basicamente para te ajudar a fazer a sua chave, as etapas iniciais são: 

  1. Entrar no app do seu banco;
  2. Procurar por um menu ou atalho Pix e acessar;
  3. Escolher a opção “Cadastrar Chave”;
  4. E seguir as instruções para cadastrar uma ou mais chaves para sua conta. 

Se você usa os serviços de mais de um banco, pode ficar tranquilo que dá para cadastrar uma chave em cada um deles. E se você quiser, também está liberado cadastrar mais de uma chave para uma única conta. Mas você não pode repetir nenhuma delas, ok? 

Quando a chave é definida, ela corresponde a tal conta de determinada instituição bancária e aí não tem como mudar.

E, por conta disso, você também tem que ficar ligado para não passar ou pegar a chave errada quando for fazer uma transação porque quando uma transferência é feita não dá para voltar atrás e pedir qualquer tipo de devolução para o banco. 

O pagamento feito pelo Pix é instantâneo mesmo. Fica ligeiro! 

Posso pagar o quê?

Além de fazer transferências para pagar ou receber por aquele serviço que você fez, com o Pix também é possível fazer pagamentos, na hora, para restaurantes, lojas físicas, online e outros estabelecimentos que trabalhem com o novo sistema. 

Dá até para pagar contas de luz e água, além de recolher impostos. Para esses casos vale o QR Code que vem estampado nos boletos.

Tem taxa? 

Você deve estar pensando que até aqui está tudo ótimo, né? Por isso, presta atenção nesses detalhes mega importantes: 

Pessoas físicas, autônomosMEIs não pagam taxas ao receber um Pix ou fazer um Pix para transferência ou pagamento de compras pelo app e internet banking 

Mas podem pagar: 

  • No momento de receber um pagamento por venda por um produto ou serviço prestado. 

Bom, vale ficar ligado para seguir as regras e não se enrolar. E agora que você entendeu o que é Pix, já pode começar a utilizar o sistema para agilizar sua vida. Se ficou com alguma dúvida, dá uma conferida nesse vídeo aqui.

vaizippi