Cursos pra empreendedores: O que o autônomo e MEI têm que saber

Além de muito jogo de cintura, empreender exige conhecimento pra não cair em armadilhas.

Pelo menos uma vez na vida você já ouviu ou até soltou aquela frase manjada: “Ninguém nasce sabendo”. Sim, é verdade! Mas, como empreendedor, não dá pra se apoiar nisso pra fugir da responsa que é aprender a administrar bem o seu próprio negócio. Por isso, pra manter tudo em ordem, existem vários cursos pra empreendedores que todo autônomo e MEI precisam fazer. 

E mesmo que você prefira aprender no dia a dia, no erro e no acerto, vamos combinar que é bem melhor se preparar pra evitar perrengues desnecessários, né? 

Já que a nossa praia não é ver ninguém passando sufoco, preparamos uma lista de cursos grátis super necessários que vão te ajudar com as finanças, vendas e atendimento ao cliente do seu negócio. Confere aí!

Cursos pra empreendedores no Sebrae

O Sebrae é um ótimo lugar pra dar suporte aos empreendedores, principalmente quando se trata de capacitação. Além de consultorias, parcerias pra linha de crédito com bancos e outros serviços, os cursos pra empreendedores gratuitos do Sebrae são uma ótima pedida pra todo autônomo e MEI. 

Olha só:

1. Como administrar um pequeno negócio

Pra dar os primeiros passos na direção certa, uma boa pedida pra quem está começando é fazer o curso “Como administrar um pequeno negócio”, voltado pra microempreendedores individuais, donos de pequenos negócios, artesões e outros. 

Com ele, você vai entender o que é administrar e identificar o que é essencial na gestão do seu pequeno negócio. O curso tem duração de 3h. 

2. Como controlar o fluxo de caixa

Como a gente sempre fala por aqui, nada de deixar o seu dinheiro voando solto por aí, sem controle. Por isso, depois  que você aprendeu o básico pra administrar melhor seu negócio, é hora de dar o próximo passo com o curso “Como controlar o fluxo de caixa”. 

Em 2h de curso, você aprende a elaborar uma planilha pra controlar toda a entrada e saída do dinheiro no dia a dia, além de entender melhor a situação da saúde financeira da sua microempresa. 

                          Falando em finanças, se liga nesse vídeo pra pegar mais dicas. ☝️

3. Como aumentar suas vendas

Quem é que não quer vender ainda mais, hein? Pois é, essa deve ser a meta de 10 entre cada 10 empreendedores. Só que a gente sabe que essa tarefa não é uma das mais fáceis de se conquistar – pelo menos não sem estratégia. 

Daí, pra você não ficar atirando no escuro sem saber quando vai rolar aquele gás no faturamento, vale a pena partir pro curso pra empreendedores “Como aumentar suas vendas”, que vai te ensinar técnicas de marketing em 3h de aulas

4. Atendimento ao cliente

Se o sonho de todo dono de empresa é aumentar as vendas, o do cliente é receber um bom atendimento – e uma coisa está ligada a outra. Afinal, imagina que se você não oferecer uma recepção bacana, seja cara a cara ou virtualmente, fica complicado fechar uma compra, né?

Pra não correr esse risco, é melhor investir um tempo, mais especificamente 8h, pra aprender algumas técnicas de “Atendimento ao cliente”. Esse curso é tanto pra empreendedores que já estão na estrada, quanto pra quem quer começar também. Basicamente, vale pra todo mundo! 

5. Formação do preço de venda

Se você já “bateu cabeça” pensando em quanto cobrar no seu produto ou serviço, pode ter certeza de que não está sozinho nessa. Tanto é que o Sebrae, também oferece um curso de “Formação do preço de venda” pra que donos de pequenos negócios cobrem preços justos. 

São 7 módulos, em 8h de curso, pra você entender melhor todos os custos da sua empresa e, a partir daí, estipular um valor de venda adequado. 

Tudo grátis e com certificado

Como dica boa é aquela a gente não paga pra receber, não se preocupe que todos esses cursos pra empreendedores dessa lista são grátis, online e, ainda de quebra, com direito a certificado. 

Com tudo isso aí, você já sabe que não tem desculpa pra adiar. Afinal, se você é empreendedor raiz já tá careca de saber que o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Então, agora, é com você! Bora partir pra cima.

vaizippi

Deixe uma resposta