Relacionamento com o Cliente: o segredo para você lucrar mais em 2024.

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Relacionamento com o Cliente

Tem quem ainda não sabe desse dilema: a sua relação com o cliente é quase como um casamento. Pra manter funcionando, tem que se manter presente todos os dias. Quando surgir um problema, resolver antes que ele vire uma bola de neve. E nunca, repito, NUNCA dormir brigado. 

Há quem diga que só assim ele vai se manter fiel a sua empresa, e pior que é verdade. Pense com a gente: todo cliente seu, já foi consumidor de outra marca. Sendo assim, qualquer deslize pode ser o suficiente pra ele olhar pro lado e responder à piscada do seu concorrente. 

Pra manter os votos em dia, o Relacionamento com o Cliente entra em jogo. Ele vai te ajudar a manter a chama acesa, manter o interesse e jamais deixar a peteca cair. Então, vem aprender com a gente como tornar isso possível.

Relacionamento com o Cliente na prática

A primeira coisa que você precisa entender é que relacionamento é diferente de atendimento

Enquanto o último se refere a um contato momentâneo – e que também é fundamental – o relacionamento está associado à experiência que você promove no longo prazo. Dessa forma, ela está presente em cada pós-venda, contato, novo serviço e solução que você oferece. 

Pra fazer a gestão do relacionamento com o cliente, é preciso criar uma série de estratégias que pensem em cada área da sua empresa, como o Marketing, Comercial e SAC.

Porque o Relacionamento com o Cliente é importante?

Além de ser bom pra a imagem da sua empresa, o Relacionamento com o Cliente mexe positivamente com o seu bolso. 

Fidelizar um cliente custa de 5 a 25 vezes menos do que conquistar um novo. Então, isso significa que manter o seu consumidor contente é a chave pra a sua empresa continuar crescendo.

Meu cliente está insatisfeito. E agora?!

Tá ligado o sistema que você tem instalado no seu PC, o Windows? Então, ele foi criado pra melhorar a experiência das pessoas ao utilizar um computador doméstico. 

Porém, mesmo após décadas de lançamento, a empresa continua investindo pra tornar o sistema ainda mais agradável de usar, recolhendo os depoimentos dos clientes pra entender o que eles querem.

E isso não é novidade, já que o Bill Gates, fundador da companhia deu uma vez esta famosíssima declaração: “Seus clientes mais INsatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.”

Ou seja, ao invés de ficar querendo reinventar a roda, faça o simples: Ao trabalhar o Relacionamento com o Cliente, ouça as reclamações, e resolva primeiro os problemas citados. 

Também, ao escutar quais necessidades não estão sendo atendidas, crie novos produtos e serviços que vão ajudar a sua empresa a crescer mais.

Canais pra melhorar o Relacionamento com o Cliente

Atendimento presencial

Trocar uma ideia cara a cara é sempre massa, né? É onde dá pra mostrar que estamos ligados nos lances do cliente, resolver os pepinos na hora e dar um atendimento personalizado. Tudo isso mostra que estamos preocupados em atender bem, fidelizando o serviço através do Relacionamento com o Cliente. 

Do Zap à ligação

O telefone é aquele jeito antigo, mas ainda eficiente, de bater papo direto com o cliente. Seja pra tirar dúvidas, fazer pedidos ou desabafar sobre algum problema. Só garantir que quem atende manja dos paranauês.
No caso do Zap, você pode usar a função do WhatsApp Business pra tornar o processo mais rápido e eficiente.

Redes Sociais

Você sempre pode usar as Redes Sociais pra se aproximar com os clientes, criando conteúdos divertidos que mostrem o outro lado da sua marca. Esse é um espaço fundamental pra transformar seus consumidores em fãs.

E-mail

O e-mail é um espaço mais formal, mas essencial pra você manter as informações organizadas, bem formuladas e formalizadas. Fique ligado na sua caixa de entradas pra manter o seu Relacionamento com o Cliente sempre em dia.

Suporte Pós-Venda

Sabe quando sua TV dá pane, e rapidinho você consegue trocar por uma nova? Sua empresa também precisa ter um sistema eficaz de resolução de problemas que mantenha a reputação em alta mesmo em casos negativos como esse que a gente citou.

Programa de Fidelidade – A chave pro Relacionamento com o Cliente:

Tá ligado a Starbucks, a maior rede de cafeteria do mundo? Uma das grandes receitas do sucesso pra empresa é o programa de fidelidade, que dá pontos aos clientes a cada compra, fortalecendo o vínculo por meio do desbloqueio de vantagens e produtos ao longo do ano.

Dá uma olhada na estratégia da companhia:

  • Pontos por Compra: Os membros ganham pontos por cada compra realizada, incentivando a repetição de negócios.
  • Níveis de Associação: O programa tem diferentes níveis de associação, como “Green” e “Gold”, com benefícios adicionais para membros de níveis mais altos.
  • Recompensas Personalizadas: Os membros recebem ofertas personalizadas com base em suas preferências de compra, tornando as recompensas mais relevantes.
  • Programa de Recompensas Flexíveis: Os pontos podem ser trocados por uma variedade de itens, desde bebidas gratuitas até alimentos e produtos da loja.
  • Aniversário de Membro: Os clientes recebem uma recompensa especial em seu aniversário, criando uma experiência personalizada.
  • Pagamento Móvel Integrado: O programa está integrado ao aplicativo de celular da Starbucks, facilitando o rastreamento de pontos e resgates.
  • Parcerias Estratégicas: A Starbucks estabeleceu parcerias estratégicas para expandir as opções de resgate de pontos, como programas conjuntos com empresas como Spotify.

Dica Extra de Relacionamento com o Cliente

Se você conseguiu aprender um pouco sobre o Relacionamento com o Cliente com este artigo, então imagine com um livro! 

Existem dezenas e dezenas de autores consagrados que falam sobre marketing, vendas e também sobre satisfação do cliente. 

Conheça alguns deles aqui:

Sem clientes você não tem um negócio. Tem um hobby. Don Peppers e Martha Rogers, consultores, no livro Retorno sobre Clientes.

Relacionamento com o Cliente

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade. Philip Kotler, um dos criadores do marketing moderno. Marketing para o Século XXI.

Não é com mágica que se faz um bom atendimento, mas um bom atendimento faz mágica nas vendas. Erik Penna em A arte de Encantar Clientes.

Conclusão

Agora que você já sabe da importância do Relacionamento com o Cliente pra aumentar as suas vendas, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Trabalhe pra fidelizar o seu cliente, e logo, crescer a sua empresa no longo prazo.
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3 respostas

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