Tem quem ainda não sabe desse dilema: a sua relação com o cliente é quase como um casamento. Pra manter funcionando, tem que se manter presente todos os dias. Quando surgir um problema, resolver antes que ele vire uma bola de neve. E nunca, repito, NUNCA dormir brigado.
Há quem diga que só assim ele vai se manter fiel a sua empresa, e pior que é verdade. Pense com a gente: todo cliente seu, já foi consumidor de outra marca. Sendo assim, qualquer deslize pode ser o suficiente pra ele olhar pro lado e responder à piscada do seu concorrente.
Pra manter os votos em dia, o Relacionamento com o Cliente entra em jogo. Ele vai te ajudar a manter a chama acesa, manter o interesse e jamais deixar a peteca cair. Então, vem aprender com a gente como tornar isso possível.
Relacionamento com o Cliente na prática
A primeira coisa que você precisa entender é que relacionamento é diferente de atendimento.
Enquanto o último se refere a um contato momentâneo – e que também é fundamental – o relacionamento está associado à experiência que você promove no longo prazo. Dessa forma, ela está presente em cada pós-venda, contato, novo serviço e solução que você oferece.
Pra fazer a gestão do relacionamento com o cliente, é preciso criar uma série de estratégias que pensem em cada área da sua empresa, como o Marketing, Comercial e SAC.
Porque o Relacionamento com o Cliente é importante?
Além de ser bom pra a imagem da sua empresa, o Relacionamento com o Cliente mexe positivamente com o seu bolso.
Fidelizar um cliente custa de 5 a 25 vezes menos do que conquistar um novo. Então, isso significa que manter o seu consumidor contente é a chave pra a sua empresa continuar crescendo.
Meu cliente está insatisfeito. E agora?!
Tá ligado o sistema que você tem instalado no seu PC, o Windows? Então, ele foi criado pra melhorar a experiência das pessoas ao utilizar um computador doméstico.
Porém, mesmo após décadas de lançamento, a empresa continua investindo pra tornar o sistema ainda mais agradável de usar, recolhendo os depoimentos dos clientes pra entender o que eles querem.
E isso não é novidade, já que o Bill Gates, fundador da companhia deu uma vez esta famosíssima declaração: “Seus clientes mais INsatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.”
Ou seja, ao invés de ficar querendo reinventar a roda, faça o simples: Ao trabalhar o Relacionamento com o Cliente, ouça as reclamações, e resolva primeiro os problemas citados.
Também, ao escutar quais necessidades não estão sendo atendidas, crie novos produtos e serviços que vão ajudar a sua empresa a crescer mais.
Canais pra melhorar o Relacionamento com o Cliente
Atendimento presencial
Trocar uma ideia cara a cara é sempre massa, né? É onde dá pra mostrar que estamos ligados nos lances do cliente, resolver os pepinos na hora e dar um atendimento personalizado. Tudo isso mostra que estamos preocupados em atender bem, fidelizando o serviço através do Relacionamento com o Cliente.
Do Zap à ligação
O telefone é aquele jeito antigo, mas ainda eficiente, de bater papo direto com o cliente. Seja pra tirar dúvidas, fazer pedidos ou desabafar sobre algum problema. Só garantir que quem atende manja dos paranauês.
No caso do Zap, você pode usar a função do WhatsApp Business pra tornar o processo mais rápido e eficiente.
Redes Sociais
Você sempre pode usar as Redes Sociais pra se aproximar com os clientes, criando conteúdos divertidos que mostrem o outro lado da sua marca. Esse é um espaço fundamental pra transformar seus consumidores em fãs.
O e-mail é um espaço mais formal, mas essencial pra você manter as informações organizadas, bem formuladas e formalizadas. Fique ligado na sua caixa de entradas pra manter o seu Relacionamento com o Cliente sempre em dia.
Suporte Pós-Venda
Sabe quando sua TV dá pane, e rapidinho você consegue trocar por uma nova? Sua empresa também precisa ter um sistema eficaz de resolução de problemas que mantenha a reputação em alta mesmo em casos negativos como esse que a gente citou.
Programa de Fidelidade – A chave pro Relacionamento com o Cliente:
Tá ligado a Starbucks, a maior rede de cafeteria do mundo? Uma das grandes receitas do sucesso pra empresa é o programa de fidelidade, que dá pontos aos clientes a cada compra, fortalecendo o vínculo por meio do desbloqueio de vantagens e produtos ao longo do ano.
Dá uma olhada na estratégia da companhia:
- Pontos por Compra: Os membros ganham pontos por cada compra realizada, incentivando a repetição de negócios.
- Níveis de Associação: O programa tem diferentes níveis de associação, como “Green” e “Gold”, com benefícios adicionais para membros de níveis mais altos.
- Recompensas Personalizadas: Os membros recebem ofertas personalizadas com base em suas preferências de compra, tornando as recompensas mais relevantes.
- Programa de Recompensas Flexíveis: Os pontos podem ser trocados por uma variedade de itens, desde bebidas gratuitas até alimentos e produtos da loja.
- Aniversário de Membro: Os clientes recebem uma recompensa especial em seu aniversário, criando uma experiência personalizada.
- Pagamento Móvel Integrado: O programa está integrado ao aplicativo de celular da Starbucks, facilitando o rastreamento de pontos e resgates.
- Parcerias Estratégicas: A Starbucks estabeleceu parcerias estratégicas para expandir as opções de resgate de pontos, como programas conjuntos com empresas como Spotify.
Dica Extra de Relacionamento com o Cliente
Se você conseguiu aprender um pouco sobre o Relacionamento com o Cliente com este artigo, então imagine com um livro!
Existem dezenas e dezenas de autores consagrados que falam sobre marketing, vendas e também sobre satisfação do cliente.
Conheça alguns deles aqui:
Sem clientes você não tem um negócio. Tem um hobby. Don Peppers e Martha Rogers, consultores, no livro Retorno sobre Clientes.

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade. Philip Kotler, um dos criadores do marketing moderno. Marketing para o Século XXI.

Não é com mágica que se faz um bom atendimento, mas um bom atendimento faz mágica nas vendas. Erik Penna em A arte de Encantar Clientes.

Conclusão
Agora que você já sabe da importância do Relacionamento com o Cliente pra aumentar as suas vendas, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Trabalhe pra fidelizar o seu cliente, e logo, crescer a sua empresa no longo prazo.
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