Atendimento ao cliente: tudo que você precisa fazer pra mandar bem

Avatar de vaizippi
vendedora atendendo cliente em balcão de trailer de lanche

Tá difícil conquistar um lugar no coração da clientela? A gente te ajuda!

Quem trabalha por conta própria também precisa dar conta do recado quando o assunto é mandar bem no atendimento ao cliente. Não importa qual é o ramo do seu pequeno negócio e nem adianta usar aquela ideia batida de que “eu sou o chefe, faço o que quiser”. Definitivamente, não!

Afinal, não tem situação mais chata do que entrar em um comércio ou pesquisar por um serviço e ser atendido de qualquer jeito, ou pior, com muita má vontade, não é? Quando isso acontece, o dono do negócio está praticamente pedindo pra sua clientela se afastar. Pode até parecer bobo, mas isso acontece e é super comum. Provavelmente, você mesmo já sentiu na pele como é receber um atendimento ruim.

Só que pra cativar um lugarzinho no coração do seu público não basta apenas tratar ele bem. Você precisa fazer um pouco mais. Por isso, pensar no atendimento ao cliente como uma missão essencial é o primeiro passo pra se destacar. 

Ou seja, fortalecer a relação com os seus clientes é tarefa pra todo dia. E, justamente, por esse motivo, a gente vai dar alguns toques pra você aproveitar todas as oportunidades e não deixar ninguém insatisfeito com o seu atendimento. 

Então, chega mais e desce a tela pra colocar em prática já!

A primeira impressão é a que fica

Sabe aquela história de dar uma segunda chance? Então, ela serve pra algumas coisas na vida, mas quando a gente fala de atendimento ao cliente a coisa é bem diferente. 

Só pra você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa internacional*, 76% dos consumidores brasileiros deixam de comprar de empresas depois de serem mal atendidos. É muita coisa, né?

Então, já dá pra perceber que a primeira impressão é realmente a que fica e também acaba fazendo seus clientes se afastarem se ela for ruim.  

É muito mais fácil um cliente deixar passar um erro ou falta de atenção depois que ele já conhece o seu trabalho porque já rolou aquela quebra de gelo e foi estabelecida alguma confiança. 

Agora se, logo de cara, no primeiro contato, as coisas desandarem é bem certo que ele não irá voltar. É só lembrar dessa porcentagem assustadora da pesquisa. Certeza que você não quer isso pro seu negócio, né?

Mulher com avental sorrindo
Pode colocar o sorrisão pra jogo na hora de atender a galera!

Uma experiência pra recordar

Sabe quando você é tão bem atendido que aquela situação até te marca? Então, você lembra e ainda sai contando pra todo mundo como foi legal comprar ou ser atendido em tal lugar? 

Esse atendimento ao cliente acaba se tornando uma experiência pra recordar. Só que fazer isso exige esforço. Mas a boa notícia é que dá pra fazer, sim. Basta focar em uma recepção personalizada, com empatia e foco na solução. 

Pra fazer isso, você precisa entender realmente o que o seu cliente precisa. Aqui, não entra só o fato de vender, mas perceber as necessidades daquele público e como você pode tornar a vida dele mais fácil, através do que você oferece. 

Outra coisa importante pra lembrar:  mesmo que não seja possível atender aquele pedido, se coloque no lugar dele e explique com atenção. 

Além disso sempre:

  • Se apresente e pergunte o nome do seu cliente;
  • Seja equilibrado e cuidadoso ao adaptar o estilo de atendimento pra cada um;
  • Entenda o que ele busca e ofereça todas as opções possíveis, mas sem forçar a barra. A ideia é acolher e não constranger;
  • Mostre que está ali pra entregar uma solução e não só pra vender;
  • Demonstre confiança no seu trabalho;
  • Atenda com rapidez. Ninguém aguenta ficar esperando por muito tempo, sem ter ao menos um contato inicial pedindo pra esperar. 

Seguindo todos esses passos, você tem muito mais chances de atender bem o seu público. 

Olhos abertos e ouvidos atentos 

Esteja atento a qualquer tipo de reclamação – até aquelas que parecem não ter muito sentido. Quando você escuta o que o seu público tem a dizer fica bem mais fácil entender como você deve se aproximar e o que dá pra corrigir. 

Além disso, aproveite e crie uma relação de troca pra fazer pesquisas e conversas mais profundas. Peça pra eles abrirem o coração e contarem o que mais gostam – ou não – em seus produtos ou serviços. 

Toda informação que surgir a partir daí é valiosa e ainda demonstra que você se importa com a opinião do seu consumidor. 

Aprender e inovar 

É sempre bom aprender com quem entende, né? Então, aproveite pra inovar com técnicas diferentes e se destacar. 

Uma boa dica pra isso é ir além, estudando também um pouco sobre o tema também. Pra isso, a gente recomenda que você busque cursos, como o de atendimento ao cliente do Sebrae, que é totalmente gratuito e voltado pra donos de pequenos negócios. 

Agora que você já sabe como dar aquele grau no atendimento ao cliente do seu negócio, é só colocar em prática. E aí, partiu encantar e conquistar a clientela?  

*Fonte: Pesquisa Microsoft 


Uma resposta

  1. Cursos pra empreendedores: O que o autônomo e MEI têm que saber

    […] uma lista de cursos grátis super necessários que vão te ajudar com as finanças, vendas e atendimento ao cliente do seu negócio. Confere […]

    Curtir

Deixar mensagem para Cursos pra empreendedores: O que o autônomo e MEI têm que saber Cancelar resposta