WhatsApp Business: como utilizar no seu negócio

Você já conhece o WhatsApp Business? Não, ele não é o mesmo app que você utiliza para conversar com amigos e familiares. Essa versão foi criada especialmente para os negócios!

Estamos falando de uma ferramenta super poderosa e que foi desenvolvida pela Meta, empresa que, entre outros produtos, detêm o WhatsApp convencional, Instagram e Facebook – com o intuito de atender às necessidades dos empreendedores em suas empresas.

A diferença não está apenas no nome, que inclui Business na jogada, mas também conta com diversos recursos que são exclusivos para empresas.

A partir dele, é possível obter uma comunicação muito melhor, com mais eficiência e, claro, personalização que se adequa às preferências dos clientes.

Tendo em vista que a comunicação entre empresa e cliente se aprimorou consideravelmente nos últimos tempos, optar por uma comunicação pelo WhatsApp se tornou quase que uma obrigação.

Vantagens do WhatsApp Business para empresas

Sua criação não foi à toa e nem pode ser considerado o mesmo aplicativo do WhatsApp convencional, afinal, ele possui suas vantagens exclusivas. Confira as principais:

Comunicação direta com clientes

imagem do whatsapp business com conversas

Por meio do WhatsApp Business, você estará conversando com o seu cliente da mesma forma que estaria mandando uma mensagem no seu WhatsApp para amigos e familiares – mas, claro, com o devido profissionalismo.

Essa comunicação direta permite um atendimento personalizado, com mais humanidade nos processos e, com isso, aumentando a satisfação dos clientes.

Etiquetas para organização de conversas

imagem do whatsapp business com etiquetas

Em meio a tantos atendimentos, ter como organizar as conversas é fundamental. Para isso, o app conta com as etiquetas para separar os papos por categorias, como “Pagamento Pendente”, “Pedido Novo” etc.

 

Isso tornará os processos muito mais eficientes e poderá dividir as tarefas para cada funcionário. Por exemplo, a Laura fica com as conversas de “Pedidos Novos”, o Gustavo com “Pagamento Pendente” e, assim, se cria um ambiente eficiente e organizado.

Respostas automáticas e mensagens de saudação

 O aplicativo também oferece a opção de respostas automáticas e mensagens de saudação quando um cliente entrar em contato. Essa é uma excelente maneira de agilizar os processos, podendo já solicitar algumas informações ou fornecê-las sem ao menos precisar ter visualizado a conversação ainda.

Configurando sua conta no WhatsApp Business

Para utilizar o WhatsApp Business será preciso passar por algumas configurações simples. Confira o passo a passo:

Passo 1: Baixe o aplicativo

Primeiro, você precisará baixar o aplicativo no celular da empresa e também no computador (o que for utilizado para o atendimento). O download pode ser feito aqui.

Passo 2: Verifique do número de telefone

Em seguida, será solicitada a verificação do número telefônico. Isso servirá para validar a conta e ter a liberação para começar a utilizar.

Passo 3: Personalize seu perfil empresarial

Por fim, personalize o seu perfil para que ele tenha a cara da sua empresa, com informações de contato, localização da loja física (caso tenha), site e outras informações que podem complementar a experiência do cliente.

Quanto mais completo e profissional for o perfil, melhor será para passar confiança e credibilidade.

Melhores práticas ao usar o WhatsApp Business

Agora que você já tem o seu perfil profissional no WhatsApp Business, essas dicas irão te ajudar a utilizá-lo a favor da sua empresa.

Responda rapidamente às mensagens dos clientes

Evite deixar seus clientes esperando por uma resposta, pois isso acaba indo contra o que o atendimento pelo WhatsApp oferece que é a agilidade e praticidade.

Se for necessário, utilize as mensagens automáticas para te ajudar nas respostas rápidas, principalmente em um primeiro contato.

Utilize catálogos para exibir seus produtos ou serviços

O WhatsApp Business possibilita que você exiba o seu catálogo de produtos ou serviços, o que é excelente para divulgar o seu trabalho durante o atendimento. Invista em boas imagens para isso.

Agende mensagens para horários estratégicos

O agendamento de mensagens pode te ajudar, e muito! Por exemplo, você terá um horário de atendimento e pode informar ao cliente este horário quando ele entrar em contato fora do horário de trabalho.

Assim, ele não se sente ignorado e saberá o horário que poderá ter um retorno da empresa.

Analise métricas do WhatsApp Business

Por fim, não se esqueça de sempre analisar as métricas do seu WhatsApp Business, pois elas irão te ajudar a criar estratégias eficazes para o atendimento da sua empresa.

Conclusão

E aí? Gostou de saber como o WhatsApp Business pode ajudar a alavancar o seu negócio? Compartilhe com algum amigo que precisa saber mais sobre esse assunto! Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais da Zippi.

vaizippi

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