Black Friday 2023: Como se preparar para ter as melhores vendas do ano

Final do ano chegando, vendas aumentando, e nada como uma Black Friday para limpar o estoque e se preparar para o planejamento de 2024

Criada pela gringa, e recentemente adotada em nosso país, a Black Friday já chegou ganhando seu espaço no coração dos brasileiros. Todo ano, os consumidores guardam uma graninha para comprar tudo que desejam por um preço mais baixo.

Roupa, televisão, doces e presentes. Se organizar direitinho e caber no orçamento, todo mundo sai feliz com as promoções especiais desta data. 

Por isso, preparamos este artigo com dicas especiais para você vender muito na Black Friday 2023.

Quando a Black Friday vai acontecer?

Em 2023, a Black Friday vai acontecer no dia 24 de novembro. Entretanto, alguns comércios fazem promoções ao longo de todo o mês de Novembro, intensificando os descontos na última semana.

Se prepare para a Black Friday 2023

Defina os produtos em promoção

Sabe aquele produto que está parado no seu estoque há mais de um ano? 

Ou, talvez, aquele docinho que você lançou recentemente e queria que os seus consumidores experimentassem?

Do lançamento ao produto que está “parado” na sua lojinha, tudo pode virar promoção nesta Black Friday.

Você pode escolher algumas mercadorias chaves para gerar atenção para o seu comércio, mesmo que você não lucre diretamente com eles. Então, ao escolher os produtos, pense no todo, e não somente no grão de areia.

Por que isso? Se você, por exemplo, pegar uma calça jeans que vendeu a maioria das unidades e possui apenas dois modelos tamanho M, você pode vendê-las pelo preço de custo e potencializar sua comunicação. 

Se ela era vendida por R$200, e decidir vendê-la por R$120, você poderá anunciar que sua Black Friday terá descontos de até 30% usando esta calça como isca. Interessante, né?!

Organize o estoque

Da sua lojinha online à física, saiba que a desorganização pode levar ao caos, queimando a reputação do seu negócio.

A falta de organização na Black Friday já atingiu até mesmo as grandes empresas do ramo alimentício, como o Burger King e McDonald ‘s. Em 2019, por conta de uma promoção mal executada, ambas as redes de fast food foram notificadas pelo Procon-SP

Então, se preparar é a solução. Deixe bem organizado o seu estoque para saber quantas peças de cada item poderão ser vendidas. Caso contrário, você terá que cancelar vendas ou até mesmo ter um prejuízo nesta operação para honrar o compromisso com o cliente.

NÃO engane os seus consumidores

Você já deve ter ouvido aquela frase: “Black Friday no Brasil é tudo pela metade do dobro”. Esse ditado ficou famoso porque, infelizmente, muitas lojas aproveitam essa data para enganar seus consumidores, e vender os seus produtos com falsas promoções.

Algumas, aumentam os valores dos seus itens semanas antes para fingir que estão realmente dando desconto. Outras, nem isso fazem e simplesmente criam um valor anterior que nunca existiu.

Não seja mais uma empresa que usa estratégias vazias para ganhar dinheiro na Black Friday. Crie descontos verdadeiros, e mesmo que o volume seja mais alto que o normal, mantenha a qualidade de atendimento com o consumidor.

Esse é o momento perfeito para você transformar os seus clientes em verdadeiros fãs

Venda mais pelas Redes Sociais na Black Friday

Explore ao máximo as promoções

A gente já deu a letra: escolha alguns produtos interessantes, coloque um desconto BOM, e os use como isca para suas vendas. Tudo isso vai tornar o seu perfil mais interessante, fazendo os seguidores acompanharem cada publicação e stories no seu perfil.

Crie uma comunicação clara

Sempre deixe bem claro as formas de pagamento, preços finais, quantidades em estoque e tudo mais que possa interessar o consumidor.

Uma boa solução é criar uma identidade visual para a campanha de promoção, alterando os produtos em destaque a cada postagem. 

Como exemplo, temos esse KV de Black Friday do Mercado Livre. A marca deixou em destaque que possui ofertas de até 70% de desconto, informações sobre entrega, assim como a variedade de produtos existentes (da fralda ao notebook).

KV - BLACK FRIDAY 2023
KV – BLACK FRIDAY 2023

Use Gatilhos Mentais

Sabe aquele texto matador que enfatiza o quanto aquela promoção é uma oportunidade única pro consumidor? Isso é um exemplo de Gatilho Mental! 

Em cada mensagem, stories ou publicação, mostre sempre o quanto os produtos em promoção estão acabando, fazendo com que o consumidor se sinta ainda mais tentado a concluir a compra naquele instante.

No caso da Black Friday, unir o Gatilho da Escassez à Urgência é o casamento perfeito!

GATILHOS MENTAIS - BLACK FRIDAY 2023

Conte com a Zippi na Black Friday!

Chegamos ao fim do nosso guia para você arrasar na Black Friday! 

Lembrem-se, essa data não é só sobre fazer vendas, mas também sobre criar uma experiência incrível para os clientes. 

Escolha os produtos certos para chamar mais atenção nas Redes Sociais, organize o estoque para evitar futuras dores de cabeça e, acima de tudo, seja transparente com seus clientes.

E para você investir no seu negócio durante a Black Friday, conte com a Zippi para conseguir crédito rápido e fácil direto do nosso aplicativo oficial. 

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