Ícone do site Vida de Autônomo

Tudo sobre as vantagens e desvantagens de ser autônomo

Vem saber quais são os dois lados da moeda de trabalhar por conta própria. 

Há poucos dias a gente falou por aqui um pouco sobre o que é ser autônomo e todos os desafios, que essa galera encara no dia a dia para dar conta do recado. A real é que tem perrengue, mas tem também muito corre para fazer a economia girar com a garra de quem aposta no próprio trabalho e toca o barco.

Só que, como tudo na vida, existe o lado bom e outro menos favorável em ser seu próprio chefe. Por isso, vamos abrir o jogo com você e compartilhar todas as vantagens e desvantagens de ser autônomo. Vem ver!

Sou autônomo, sou livre!

Começando pelo que importa, a melhor parte é que para trabalhar de forma autônoma, você não precisa ter nenhuma formação profissional que exija um diploma de faculdade. Porém, de todo jeito, é bom ficar ligado porque isso não quer dizer que você não precise estudar sobre o seu ramo, prestar um bom atendimento ou sair por aí fazendo qualquer coisa – mas isso é assunto para outro texto. 

Outro ponto bacana é a liberdade que você tem para escolher como vai ser a sua rotina e a sua independência econômica e financeira. 

Tem mais vantagens? Claro que tem!

Mas, além do que já falamos, existem outros benefícios em ser autônomo e, para falar a verdade, são muitos:  

E as desvantagens?

Existem algumas desvantagens, mas cabe a você avaliar se elas são de fato tão ruins assim. Veja: 

Direitos e Deveres

E por falar em assumir responsabilidades é aqui que entram os seus direitos e deveres

E mesmo não tendo as garantias dos profissionais da CLT (carteira assinada, 13º salário, férias e etc), você tem direitos aos benefícios previdenciários. Dá só uma olhada em quais:

Mas, logicamente, para ter direito a eles, é necessário que você atue de forma legal. Tá, mas o que isso significa? 

Quer dizer, que você precisa estar regularizado com a prefeitura da sua cidade, recolhendo impostos e contribuindo de maneira independente com a Previdência Social, o INSS. Nessa parte, como você deve ter percebido, existe um custo, afinal não há direito sem dever. É a vida. 

Sendo assim, a sua contribuição média obrigatória é de: 

Já sabendo quais são os seus direitos e deveres, você pode até se dar conta que alguns deles podem ser considerados vantajosos – se você focar no que é bom.

Bom, agora que você já sabe quais são todas as vantagens e desvantagens de ser autônomo, dá para analisar todos os cenários e colocar na balança para saber se essa conta fecha para você. 

Mas, por aqui, a gente tem certeza que ser autônomo vai além de pontos positivos ou negativos. É a identidade de quem não se abala, tem disposição e dá o melhor de si todo dia para conquistar e realizar muito. 

Por isso, as vantagens e desvantagens de ser autônomo é só um detalhe se compararmos com a grandeza do que é ser autônomo para 25,7 milhões de trabalhadores por conta própria no país. 

E aí, gostou do post? Aproveita e manda para galera que assim como você também está na atividade, chamando a responsabilidade e matando no peito. 

Sair da versão mobile