Hoje em dia, o consumidor não quer só comprar um produto, mas sim uma experiência completa. Isso significa que ele presta atenção na identidade da marca, nos valores do negócio, na fórmula do produto e, especialmente, no tratamento que recebe.
O principal ponto do atendimento é o processo de conquista do cliente. A pessoa pode ter dúvidas antes de comprar – e sempre vai querer respostas bem rápidas. A forma como é tratada durante este tempo de decisão também é importante, ou seja, a pessoa precisa querer comprar, dando um significado ao item, como um motivo pra ter o produto.
Todo esse contato com o consumidor pode servir como um termômetro pra você. Se você recebe muitos elogios em uma certa etapa do processo, pode entender que está fazendo o correto. Porém, é legal ter essa opinião do cliente no final do processo, já que, se algo não agradar muito, pode ser uma barreira pra outras pessoas comprarem. Além disso, é um fator importante pra quem vai comprar novamente ou indicar ao amigo.
Fica ligado nas dicas que a gente separou pra você mandar bem no atendimento ao cliente!
Tão rápido que o problema já desapareceu
Seja ágil! Nenhum cliente gosta de ter uma resposta demorada, mesmo que aconteça por uma dúvida sobre o produto ou algum problema com o processo de compra.
O importante é ser eficiente e deixar o consumidor feliz. Pensa como uma experiência agradável pode encantar quem está comprando! Mas nada de deixar problema resolvido pela metade, viu? Isso deixa uma sensação de falta de responsabilidade. Além disso, quando você deixa o problema pela metade, só aumenta a encrenca que vai ter que resolver depois.
Vamos bater um papo?
A parte mais importante do atendimento é que a pessoa sinta que o processo é humanizado, ou seja, o cliente vai perceber que não é uma máquina que tá fazendo tudo.
Um atendimento personalizado é muito vantajoso, como, por exemplo, conversar com o cliente, pedir pra deixar sugestões, questionar se tá tudo certo com a compra ou pedir pra avaliar um tempo depois. Este tipo de atitude pode substituir os formulários que não permitem alterações ou são muito caretas.
As pessoas se sentem mais abertas quando tem alguém realmente escutando o que elas estão falando. E, claro, isso também ajuda você a entender como tá o ‘atendimento ao cliente’ do seu negócio.
Ainda tá na fase de fidelizar os clientes? Então, dá uma olhada nesse vídeo completo com 3 dicas infalíveis pra isso:
Use a tecnologia ao seu favor!
Se tá disponível, vamos usar! A tecnologia pode ser uma boa aliada no seu negócio, principalmente pros autônomos. Já imaginou ter que fazer os clientes esperarem pra responder as mesmas dúvidas? Se tem algo que sempre é questionado, é legal se antecipar, como, por exemplo, se você tem um site, pode deixar uma área pras “dúvidas mais comuns”. Isso evita que o cliente tenha que falar com você sobre uma questão mais básica.
Porém, se você faz vendas pelo Zap, pode deixar um catálogo na sua conta comercial com as dúvidas ou enviar pro cliente um panfleto com as questões logo que iniciar a conversa.
Chega junto!
Ter uma aproximação com o cliente pode ser bem bacana, mas sempre pensando nos limites necessários.
Pra isso, é interessante pensar no jeito de falar, na forma como vai fazer o processo e como quer que o cliente lembre de você quando tudo terminar.
Aqui é legal comentar que tudo tem uma forma certa de ser resolvida. O cliente pode ser agradável com você da mesma forma. Por isso, não precisa levar desaforo pra casa, mas saiba resolver a situação da forma mais pacífica possível.
Tente sempre resolver os problemas com calma e converse com o consumidor sobre como tudo pode acontecer. É sempre legal deixar tudo claro logo no início.
E aí, beleza? Pensa que tudo pode ser resolvido e você tem a vantagem de cuidar de todas as etapas do processo, o que pode deixar tudo mais claro e rápido.
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Preciso de um retorno por favor a dias espero resposta
Eai Nathielly, td certo?
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Maisnde 1 mês e não obtive resposta
Eai Thais, td certo?
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