“Alô, é da pizzaria? Gostaria de pedir uma pizza meia calabresa e meia mussarela. Ah, pode adicionar uma coquinha 2 litros com pagamento na entrega!”
Todo brasileiro já fez pelo menos uma vez esse pedido por telefone. E por incrível que pareça, esse tipo de ligação tem diminuído cada vez mais. E não, não é porque a população decidiu economizar ou deixou de comer uma boa pizza numa sexta-feira à noite.
O “culpado” tem nome e, provavelmente, você já conhece: o Ifood. Com a facilidade de fazer tudo pelo celular, a onda da digitalização chegou até pros restaurantes.
E com ele, você tem a oportunidade de crescer a sua base de clientes e faturamento.
Porque vender pelo aplicativo?
O Ifood é a maior plataforma de entrega de alimentos da América Latina, com mais de 65 milhões de pedidos por mês que são feitos em parceria com os 300 mil estabelecimentos cadastrados.
E o melhor, é que qualquer um pode vender os seus pratos, lanches e sobremesas por lá. Do hambúrguer artesanal à doceira do bairro, todo mundo pode expandir o seu negócio com ajuda do aplicativo.
Benefícios de vender pelo Ifood
Anunciando seus produtos pelo aplicativo, você alcança diariamente centenas e até milhares de novos consumidores todos os dias. A cada clique na sua loja, uma nova oportunidade de fazer negócio.
Como entregar pelo Ifood
Caso você não conte com uma equipe própria de entregadores, você pode contar com motoboys autônomos que trabalham diretamente para o aplicativo. Assim que o cliente concluir a compra, ele vai buscar o pedido na sua loja e entregar diretamente no endereço cadastrado.
Gostei! Como eu começo a vender por lá?
Boa, meu empreendedor! Antes de você começar a vender, vamos te mostrar o passo a passo do cadastro na plataforma.
Como se cadastrar no Ifood
Para a nossa sorte, o processo é bem simples e rápido. Primeiro você deve acessar a página de parceiros do Ifood e incluir os seus dados básicos, como CNPJ (aquele número do seu MEI, ME e outros tipos de categorias jurídicas), endereço e tipo de cozinha, além das informações sobre o representante legal (os seus dados pessoais ou de quem representa a empresa). Depois disso, você deve escolher o seu plano ideal para o seu restaurante.
Planos do Ifood
O Ifood conta com dois pacotes de serviço, que variam principalmente nos benefícios oferecidos e, consequentemente, nas taxas e comissões sobre os pedidos.
Plano básico
Esse pacote conta com uma mensalidade de apenas R$100 por mês, taxa de 3,2% em pagamentos feitos pelo aplicativo e comissão de 12% por pedido. Ele oferece os seguintes benefícios:
- Loja disponível no app;
- Entrega feita pela sua loja;
- Gestor de pedidos;
- Ferramentas de Marketing.
Plano entrega
O principal diferencial deste pacote é a possibilidade de você entregar os seus pedidos usando a equipe de motoboys do próprio aplicativo e segurança garantida contra fraudes. Embora a comissão por pedido seja de 23% e a mensalidade aumente para R$130 por mês, você consegue economizar com gasolina e remuneração dos entregadores. Conheça todos os benefícios:
- Loja disponível no app;
- Entrega feita pela sua loja;
- Gestor de pedidos;
- Ferramentas de Marketing.
- Entrega com parceiros iFood;
- Rastreio de entrega em tempo real;
- Tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
- Atendimento iFood até a entrega;
- Seguro contra fraudes na entrega.
Qual plano escolher?
A principal diferença entre os planos está em que se responsabiliza pela entrega.
Por isso, como apontou o próprio aplicativo, você deve escolher o seu plano com base em sua necessidade de distribuição na região: “Caso o seu foco seja a visibilidade do estabelecimento e você já tenha uma equipe de entrega, o Plano Básico atende às suas necessidades. Contudo, caso você queira uma experiência completa, com todo o suporte, o Plano Entrega é a melhor alternativa. Ambos os planos são livres de fidelidade, sem obrigatoriedade de tempo de parceria.”
Montando minha loja no Ifood
Já escolheu o seu plano? Então bora começar a vender no Ifood!
Pra colocar a sua loja no ar, você precisa mandar ver na apresentação do perfil, e depois no cardápio.
Construindo o perfil da loja
Dentro do portal do parceiro, clique em perfil e edite:
– Logo: coloque o logotipo que você já usa para a sua loja. Isso vai ajudar a atrair novos consumidores e criar uma fidelização para os próximos pedidos.
– Imagem de Capa: escolha uma foto que faça sentido para o seu negócio, e destaque os seus pratos.
– Descrição: fale um pouco sobre o seu estabelecimento, sobre o que ele vende e os principais diferenciais da sua loja;
– Pedido mínimo: o valor mínimo aceito para o consumidor poder pedir na sua loja.
Desenvolvendo o cardápio no Ifood
Quando você entra numa doceria, restaurante ou padaria, o que te brilha os olhos? Claro que uma boa exposição do prato junto a um preço atrativo. No aplicativo do Ifood não é diferente. Para vender mais, você precisa deixar o seu perfil bem organizado e apresentável.
Sempre deixa os produtos organizados por promoção, mais vendidos, sobremesas e bebidas. Em cada um deles, insira uma foto e descrição atrativa.
Estes detalhes fazem toda a diferença para o consumidor “arriscar” em pedir em uma nova loja.
Atraindo e Fidelizando novos clientes no Ifood
Para chamar novos clientes pra sua loja, nada como uma boa promoção. Use os cupons disponíveis na plataforma para convidar os usuários a experimentarem seus pratos gastando pouco.
Nos primeiros pacotes, coloque um mimo e um bilhetinho escrito à mão pedindo pra pessoa avaliar positivamente a sua loja no Ifood. Isso vai criar confiança e desejo para os próximos consumidores.
A cada novo pedido, fique atento na caixa de mensagens. Caso receba uma dúvida, alteração ou até mesmo reclamação, capriche no atendimento para manter a sua loja em alta.
Investindo para vender mais no Ifood
Agora que você já está com a sua loja aberta no Ifood, os primeiros pedidos vão começar a aumentar dia após dia. Prepare-se para não deixar nenhum cliente na mão, mantendo o seu estoque sempre cheio de tudo o que você precisa pro seu negócio funcionar.
Compre também as embalagens, guardanapos, talheres descartáveis e sachês para oferecer uma experiência única pro seu consumidor.
E pra você fazer o seu negócio girar, conte com a Zippi. Nós oferecemos crédito semanal para autônomos, microempreendedores e empresários.
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Quer saber mais? Assista o vídeo: