Principais tentativas de Fraude para o Microempreendedor

Você com certeza já ouviu esse ditado popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Mesmo essa frase sendo tão antiga quanto a existência do dinheiro, muita gente ainda cai no conto do vigário.

Empréstimo fácil com juros baixos, benefícios além do comum e facilidades extras brilham os olhos dos microempreendedores que buscam um crescimento rápido. 

Mirando no ponto fraco dos MEIs, os golpistas têm criado novas fraudes todos os dias usando esses argumentos para tentar tirar o dinheirinho suado dos empreendedores. 

Pra você não ser pego de surpresa, criamos essa lista de golpes mais comuns para você manter no radar.

Contas falsas nas Redes Sociais

Dizem que as oportunidades não caem do céu, mas tem gente que acredita que elas podem chegar pela DM do Instagram. Sim, seria cômico se não fosse trágico.

Através de contas falsas, os fraudadores tem se passado pelas empresas para tentar extorquir os Microempreendedores com ofertas tentadoras. 

Mas a real é que nenhuma empresa séria vai te mandar uma mensagem pelas redes sociais oferecendo uma oportunidade única e/ou solicitando os seus dados. Tem jeitos mais seguros e efetivos para isso.

Pra não cair nesse golpe, se liga nessas dicas: 

Cobranças indevidas

É tanto boleto pra pagar, que nessa correria a gente pode acabar nem verificando se o documento é verdadeiro. Quando receber o arquivo por e-mail, sempre dê uma olhada se o endereço de e-mail do remetente é o oficial da empresa.

Fique atento também para “custos extras” que surjam sem nenhum pretexto. Caso você receba algo desse tipo, sempre entre em contato com a empresa pelos canais oficiais para confirmar se o boleto é verdadeiro, e principalmente para entender se a cobrança é válida.

Golpe DAS-MEI

Seguindo a mesma linha dos boletos falsos, os fraudadores tentam roubar o dinheiro dos Microempreendedores Individuais (MEIs) através de uma falsa guia do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada). 

Eles entram em contato com os autônomos por meio das redes sociais, e-mail ou WhatsApp alegando serem representantes do governo, e enviam na sequência o arquivo. Não caiam nesse papinho, mesmo que eles te ameacem com uma suposta aplicação de multa pela falta de pagamento. 
Lembre-se que a responsabilidade pelo recolhimento deste imposto é total do MEI. Você mesmo deve acessar o sistema e fazer o pagamento por uma das opções disponíveis.

Empréstimos falsos

Nesse tipo de golpe, os criminosos entram em contato alegando ter uma “proposta única em mãos”. A abordagem é sempre a mesma: precisamos fechar isso logo, se não, você vai perder esta oferta. 

Depois de todo esse papinho, eles vão te enviar um link para você subir todos os seus dados pessoais, que serão usados a favor dos golpistas. 

Depois disso, vão solicitar também um pagamento para liberar o empréstimo, alegando ser a entrada do financiamento. E é claro, que depois disso os golpistas vão sumir com seu dinheiro, e ainda vão usar os seus documentos para ações criminosas. 

Como se prevenir de fraudes

Agora que você já conhece os três golpes mais comuns, vamos te passar mais umas dicas para que você não caia em outros tipos de fraude.

Evite links suspeitos

Quando acessar o site, seja pra consultar uma informação ou comprar o produto, confira sempre se antes do link há um cadeado de segurança. Isso significa que a página é segura, e que você pode confiar nas informações ali encontradas.

Quando receber alguma mensagem suspeita, não saia clicando nos links enviados,  pois isso pode comprometer os seus dados.

Confira os canais oficiais

Não interaja com perfis ou e-mails falsos. Se caso receber alguma mensagem, apenas ignore. Para conferir os canais oficiais da empresa, acesse o site por meio do Google.

Desconfie de cobranças extras

O MEI (Microempreendedor Individual) foi criado para facilitar a vida do autônomo, permitindo que ele se organize sem grandes burocracias e cobranças. 

Se alguém te mandar mensagem exigindo um pagamento inesperado de impostos ou taxas, desconfie, e visite o portal oficial para conferir se há alguma pendência.

Conclusão

O mundo dos negócios está cheio de oportunidades, mas também de fraudes e golpes, então cuidado com o que pode ser vantajoso demais.

Sobre a Zippi, fique ligado com essas informações:

– Só é possível pedir o Zippi pelo nosso site oficial ou aplicativo;

– Nosso aplicativo é 100% gratuito, e TUDO é feito por lá;

– Você não paga nada pra receber aumento de limite ou pra ser aprovado;

Nos acompanhe pelos canais oficiais:

Instagram: https://www.instagram.com/vaizippi/

Facebook: https://www.facebook.com/vaizippi/

Youtube: https://www.youtube.com/c/Zippicartao/videos

WhatsApp: https://wa.me/5511950920473. Qualquer outro número NÃO É o da Zippi.

vaizippi

Deixe uma resposta