Ter um plano de negócios é importante pro sucesso de qualquer empresa, especialmente num mercado competitivo como o brasileiro. Mas você sabe o que é essa ferramenta e como ela pode tornar o seu negócio mais lucrativo? Vem com a gente pra descobrir!
O que é um plano de negócios?
Basicamente, é um documento onde estão os objetivos, as estratégias e as metas da empresa. Portanto, é uma ferramenta estratégica pra identificar oportunidades, analisar concorrentes e muito mais!
Por mostrar todos os riscos e oportunidades da empresa, é também uma excelente ferramenta pra atrair investidores e fornecedores!
Como criar um plano de negócios pra sua empresa
Que tal aprender a criar um plano pro seu empreendimento? Confira o passo a passo que a Zippi criou pra você!
Passo 1: Definindo a visão e a missão do negócio
O primeiro passo é definir a visão e a missão da empresa. Se você não sabe a diferença, fica tranquilo! A visão é onde você quer que a empresa esteja no futuro, enquanto a missão é a razão de existir da empresa.
Saber a visão e a missão do seu negócio te ajuda a nortear todas as suas decisões futuras e é até interessante que você tenha essas informações no site da sua empresa!
Passo 2: Análise da concorrência
Após definir a visão e a missão da sua empresa, é legal dar uma olhada no mercado no qual você está entrando e ver o que a concorrência anda fazendo. Afinal, eles também fazem coisas certas, não é mesmo?
Existem alguns pontos que são importantes de serem levados em consideração quando vamos “espiar” os rivais no mercado. Para começo de conversa, é preciso entender o objetivo da análise. O que é importante para mim? Saber como meus concorrentes se comunicam com o público? Qual é o valor do serviço oferecido? O que cada um deles faz de melhor ou pior?
Depois de mapear o objetivo da análise, é hora de ir à luta e colher dados e informações. Experimentar os serviços, falar com pessoas, enfim… entender, de fato, como os concorrentes trabalham.
Por fim, com o “raio-X” dos concorrentes feito, é o momento de interpretar os resultados e analisar de que maneira podemos nos diferenciar (para melhor, claro!) dos rivais de mercado.
Fazendo isso, você consegue entender os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e ser mais competitivo na sua área!
Passo 3: Definindo o modelo de negócios
O terceiro passo é definir um modelo de negócios pra sua empresa. Nesse modelo vai a descrição dos produtos e serviços que você oferta, o público-alvo, os custos, as receitas e as estratégias de marketing que você vai usar.
O modelo de negócios deve ser viável e realista, levando em consideração a oferta e a demanda do mercado e as tendências atuais.

Passo 4: Planejamento estratégico
Uma das partes mais importantes da criação do modelo de negócios é o planejamento estratégico. Nessa parte, você vai usar a missão e a visão, a análise dos concorrentes e o seu modelo de negócios pra definir as metas que deseja alcançar.
Essas metas têm que ser claras, e podem incluir estratégias de marketing, expansão do mercado, desenvolvimento de produtos, parcerias estratégicas e muito mais.
Mas lembre-se de que o planejamento estratégico tem que ser flexível. É legal ter uma visão a longo prazo, mas você também precisa ser flexível e saber se adaptar às mudanças no mercado!
Passo 5: Análise financeira
O último passo do planejamento que você precisa fazer é a análise financeira. Essa etapa é crítica pra garantir o futuro da empresa. Nessa fase, você vai precisar pensar em métrica financeira importantes, como as receitas e despesas.
É essa análise que ajudará a determinar a necessidade de capital inicial e definir metas realistas pro negócio.
Passo 6: Implementação e acompanhamento
Após todas as etapas de planejamento, chegou a hora de pôr a mão na massa e implementar o seu plano de negócios! É agora que você executa as estratégias definidas, monitora as métricas importantes, e faz a revisão e os ajustes quando necessários.
Esse acompanhamento constante vai te ajudar a avaliar como o negócio está se saindo e a tomar as melhores decisões quando alguma mudança for necessária pra alcançar o sucesso no mercado!
Conclusão
Como vimos, um plano de negócios é um guia indispensável pra qualquer empresário que deseja sucesso e lucro para a sua empresa. Seguindo o passo a passo acima, você vai estar mais preparado pra tomar decisões melhores, enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem no seu mercado.
Lembre-se de que o plano de negócios é um instrumento dinâmico! Ele deve ser revisado e atualizado quantas vezes forem necessárias para garantir que continue relevante e dando os resultados esperados. Seguindo esses conselhos, você vai estar no caminho certo pra alcançar seus objetivos empresariais!