Uma das principais coisas que diferenciam o ser humano é a culinária. Cada país possui os seus próprios pratos, sabores e temperos que criam uma cultura única que atrai milhares de turistas todos os anos.
Pra nossa sorte, o Brasil é reconhecido mundialmente pela sua gastronomia. Dos restaurantes cinco estrelas ao dogão de rua, aqui ninguém passa vontade quando o assunto é comer bem.
E não importa se você montou um barzinho na esquina pra turma se reunir e jogar um bilhar, ou montou uma super churrascaria com rodízio e tudo. Empreender é sempre uma missão complicada, e nós vamos te ajudar a manter acesa a chama do seu fogão, porque com essas dicas você vai aprender a gerenciar melhor o seu negócio e atrair mais consumidores.
A deliciosa jornada de abrir um restaurante
O porquê de abrir um restaurante
Indo direto ao ponto: todo mundo precisa comer. Seja no café da manhã, almoço, jantar ou algum lanchinho durante o dia, todo mundo que está passando pela rua pode virar o seu cliente. Então aproveita essa oportunidade pra colocar fogo na lenha, e começar a preparar uns pratos diferenciados.
Conhecendo a sua região
Não adianta querer montar um restaurante chique demais, se a galera da sua vizinhança não tem grana pra isso.
Dá uma sondada no que a galera tá curtindo comer e beber e vê as brechas pra você brilhar.
Se você está localizado em um bairro comercial, e já há muitos restaurantes vendendo pratos feitos, que tal abrir um restaurante que venda petiscos, cervejas e passe eventos esportivos na televisão?
Assim, você foge do óbvio (daquele local) e atrai os trabalhadores após o expediente pra Happy Hours, eventos corporativos e jogos de futebol durante a semana.
Claro, esse é apenas um exemplo. Vá pra a rua, converse com as pessoas, e entenda quais são as oportunidades da sua região pra começar a trabalhar em cima delas.
Dominando a cozinha
Ingredientes de qualidade
Não adianta somente preparar e vender as melhores receitas. É preciso contar com os melhores ingredientes pra que seu restaurante se destaque na região, e fique conhecido por pratos inesquecíveis.
A arte da apresentação
Hoje tudo vai parar nas redes sociais. Geral pediu um prato diferente no almoço da firma? Pode reparar que pelo menos uma pessoa vai tirar uma foto antes da primeira garfada.
É aquela história: o consumidor come com os olhos, e não somente a boca. Apresentar o seu prato de forma elegante não vai surpreender apenas quem pediu o prato, como também vai atrair novos clientes.
Atendimento que encanta
A primeira impressão
O atendimento deve começar antes mesmo do cliente provar a comida. Já na porta, você deve fazer o cliente se sentir em casa.
Já na recepção mostre pro seu cliente como o seu espaço pode ser maneiro pra qualquer evento. Tudo isso, junto a uma boa comida, tende a aumentar a frequência dos clientes e criar um marketing boca a boca positivo pro seu restaurante.
Ouvindo o cliente
Se o seu cliente fizer uma reclamação, ouça com a mesma atenção e carinho se caso fosse um elogio. Use esse feedback ao seu favor pra melhorar os pontos fracos do seu restaurante, e fortalecer ainda mais os pontos fortes.
Gestão que dá gosto
Preços que atraem e lucram
Como falamos lá no início, não adianta apenas saber montar um bom prato. É preciso que ele fique realmente bom, usando ingredientes de qualidade. E, claro, tudo isso tem um custo.
Busque diferentes fornecedores até encontrar aquele que ofereça o melhor custo benefício de custo e sabor pro seu restaurante.
Em cima de todos os valores de materiais, alimentos e outros tipos de investimentos fixos, encontre o equilíbrio pra montar um cardápio com valores justos pro seu consumidor, e que te garantam um bom lucro ao final do mês.
Se liga nessas dicas prra precificar os seus pratos:
Controlando os gastos
É como aquele ditado: mais vale um na mão do que dois voando.
Não adianta receber muito dinheiro, se você não sabe controlá-lo. Mesmo que você tenha um ótimo faturamento mensal, se você não controlar as suas finanças, o seu negócio corre sérios riscos de falir.
Por isso, preparamos esse artigo te ensinando a gerir as finanças da sua empresa.
Divulgação que dá água na Boca
Marketing gastronômico nas redes
A internet pode ser uma grande aliada na divulgação do seu novo restaurante. Use o Instagram, Tik-Tok e Facebook pra mostrar o quão atrativos são os seus pratos e espaço.
Use os mais diferentes tipos de conteúdo pra viralizar nas Redes Sociais, como trends do momento, anúncios pagos e parceria com influenciadores.
Parcerias de sucesso
Pra furar a bolha dos seus seguidores, você precisa investir!
Uma ótima opção é fazer parceria com influenciadores do momento. De forma leve, divertida e atrativa, eles vão mostrar tudo o que seu restaurante pode oferecer aos consumidores.
Conclusão: O Prato Principal
Gerir um restaurante é uma jornada incrível que combina paixão, sabor e negócios.
Ao criar a receita perfeita com a dosagem certa de investimentos, atendimento e divulgação, você estará no caminho certo pra o sucesso do seu negócio.
Da compra dos ingredientes à reforma do seu espaço, conte com a Zippi para alavancar o seu negócio com crédito semanal direto do app. Saiba mais.