MEI e a Nota Fiscal Eletrônica: O Que Muda a Partir de Hoje e Como Se Preparar

Se você é Microempreendedor Individual (MEI), temos mais uma boa novidade pra te trazer: a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) chegou pra ficar. 

Mudanças chaves para o MEI

Se antes, cada autônomo gerava a nota fiscal no portal da prefeitura onde sua empresa estava sediada, agora todos devem utilizar o novo sistema desenvolvido pela Receita Federal.

Uma das principais vantagens desse software é que ele pode ser acessado tanto pelo seu celular, quanto pelo computador. Tudo isso vai facilitar o cumprimento de obrigações tributárias dos MEIs, e envio da NF-e aos contratantes do seu serviço.

O que é MEI?

Sabe aquele seu amigo que trabalha como cabeleireiro, motorista de aplicativo, caminhoneiro, eletricista ou com outra atividade não regulamentada?

Ele pode atuar como MEI (Microempreendedor Individual), e ter um modelo empresarial facilitado, com menos burocracias e impostos fixos.

Pra abrir uma empresa neste regime, o autônomo precisa, obrigatoriamente, trabalhar diretamente com algumas das atividades listadas pelo Governo Federal, ter um faturamento máximo de 81 mil reais ao ano e pode ter até um funcionário registrado.

O que é Nota Fiscal Eletrônica?

Você que já realizou uma compra online nos últimos anos, certamente enquanto esperava a sua comprinha recebeu um e-mail com o título “Sua nota fiscal eletrônica já está disponível”. 

Se você for um pouquinho mais curioso que a maioria, deve ter clicado no documento e visto que ali constatava as principais informações sobre o comprador e vendedor, além de detalhes mais técnicos como o valor do imposto pago.

E agora, que você está atuando como MEI, vai precisar gerar este documento para formalizar a venda de produtos ou serviços. 

O documento também é válido como recibo e pode ser utilizado para recolhimento de impostos. Com este novo portal, criado pelo Governo Federal, este processo vai ser ainda mais rápido, fácil e seguro. Continue lendo o texto para descobrir como acessar o sistema e emitir a sua Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Como acessar o novo sistema

Antes de logar e utilizar o aplicativo oficial do Governo, é preciso que antes o MEI tenha feito o cadastro no portal WEB do sistema nacional. Descubra como fazer isso:

1) Primeiro, você deve acessar o site gov.br/nfse pelo seu celular ou computador. Caso você ainda não seja cadastrado, clique em PRIMEIRO ACESSO. Pra logar, use como login seu CPF ou o CNPJ da MEI, e por fim crie a senha de acesso ao sistema;

2) Continue o processo de cadastro no sistema, informando os dados solicitados no portal, como o número do recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda  (IRPF). Após o preenchimento do formulário, um código de segurança será enviado ao e-mail cadastrado;

3) Nesta última etapa, será possível cadastrar vários “Serviços Favoritos” que farão parte da emissão da NFS-e no sistema. Selecione aqui o seu tipo de atividade cadastrada anteriormente no MEI.

Emitindo nota no aplicativo

Bora aprender o passo a passo de emissão da nova Nota Fiscal Eletrônica:

1) Faça o login no aplicativo NFSe Mobile, disponível na loja de aplicativo do seu celular, seja ele Android ou iPhone. Use a mesma senha e login que você cadastrou no passo anterior;

2) Ao abrir o aplicativo, clique no ícone “Emitir NFS-“;

3) Preencha os campos com o CNPJ ou CPF do cliente (a pessoa que contratou o serviço do MEI);

4) Selecione o segundo campo com a natureza do serviço prestado (entre as opções anteriormente cadastradas em “Serviços Favoritos”);

5) Preencha o terceiro campo com o valor do serviço (em reais) a ser emitido na NFS-e;

6) Clique em “Emitir NFS-e”; O sistema gerará uma confirmação de que a nota fiscal foi emitida com sucesso, e aí basta compartilhar a nota com o contratante do serviço.

Emitindo nota no Portal Web

1) Acesse novamente o portal gov.br/nfse, o mesmo em que você se cadastrou anteriormente;

2) Selecione o ícone de emissão de nota fiscal, localizado no menu superior direito ou menu de acesso rápido. Dentro desta área, clique em “Emissão completa”;

3) Preencha o formulário com todas as informações solicitadas e clique em “Emitir NFS-e”. Agora é só salvar a nota emitida, e enviá-la ao seu cliente.

Conclusão

Agora que você já tá ligado como funciona o novo sistema de emissão de Notas Fiscais pra Microempreendedores Individuais (MEI), você já pode começar a utilizá-los em todos os negócios que você realizar ao longo do ano.

Lembre-se que o novo portal já está no ar, e todas as Notas Fiscais devem ser emitidas por lá, sem exceção. Siga o passo a passo que é sucesso!


Continue acompanhando o nosso blog pra ficar por dentro de todas as novidades que envolvem o mundo dos autônomos e empreendedores.

vaizippi

Deixe uma resposta