Saiba como MEI pode conseguir desconto na compra de carros

Com a recente inflação no preço dos carros no Brasil, é importante que você, como microempreendedor individual (MEI), entenda por que comprar um carro com seu CNPJ é uma ótima ideia!

No artigo de hoje, a Zippi vai te mostrar as vantagens de adquirir um veículo pra sua firma usando o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, explicar a venda direta e suas regras, como funciona o financiamento de carros e como pedir um empréstimo! Vamos lá?

Vantagens de comprar carro como MEI

Poder comprar um carro abaixo do preço comum é uma necessidade pra maioria dos empresários, que, muitas vezes, precisam de um meio pra transportar suas mercadorias ou se deslocar até os clientes pra prestar seus serviços.

E usar o seu CNPJ é uma opção que vale muito a pena se você precisa de um veículo pra exercer suas atividades. Isso porque grande parte das montadoras oferecem condições exclusivas pra empresas, sejam elas grandes ou pequenas!

Esse desconto especial que as montadoras oferecem é conhecido como venda direta, pois você, como pessoa jurídica, está comprando o carro diretamente da montadora, e não de um revendedor.

Mas como funciona essa venda direta?

imagem de homem abraçando um carro, representando empréstimo de mei para compra de carro

Ao comprar um carro zero quilômetro com seu CNPJ direto na montadora, os impostos que afetam o preço do carro, como o ICMS e o IPI, são reduzidos, o que permite que você tenha um desconto de 2,5% até 30% do valor total!

Essa redução pode variar de acordo com a fabricante e com o modelo do carro que você vai comprar, portanto vale a pena estar atento a quais montadoras oferecem o melhor custo-benefício.

No entanto, é importante que você saiba que existem algumas regras e exigências a serem seguidas pra que você consiga comprar um veículo pela venda direta. Confira!

Regras para a compra de carros com CNPJ

  • Você precisa ter um CNPJ registrado como microempreendedor individual (MEI); 
  • O carro não pode ser usado, precisa ser zero quilômetro!;
  • O valor do veículo não pode ultrapassar o teto de faturamento anual do MEI (que atualmente está em R$ 81.000,00);
  • O valor do veículo também deve corresponder ao faturamento da empresa, pra evitar que empresários comprem carros de passeio usando o CNPJ indevidamente;
  • O carro escolhido deve ser um dos modelos destinado a empreendedores;
  • O veículo deverá ser usado pela empresa, nada de usar como carro de passeio;
  • Muito importante: você deve permanecer com o carro por no mínimo 12 meses. Essa exigência serve pra evitar que o empresário use o desconto obtido pra revender o carro e ter um lucro indevido.

A última regra é tão importante que, caso você a descumpra, terá que devolver o ICMS que deixou de pagar ao adquirir o veículo!

Desvantagens de comprar um carro pelo CNPJ

Apesar de todas as vantagens na compra de carros como MEI, o prazo de entrega pode ser longo, variando de 10 dias a dois meses. No entanto, se o veículo já estiver disponível no pátio pra pronta-entrega, o prazo será menor.

Se você quiser um carro com mais adicionais, ou até mesmo completo, pode ser que tenha que esperar ainda mais pra receber o veículo. Além disso, como o carro fica registrado no CNPJ da empresa, e não no seu CPF, ele pode ser penhorado na justiça caso você contraia dívidas tributárias.

Lembre-se que, nesses casos, o juiz pode determinar a venda do carro antes mesmo do julgamento, pra impedir a desvalorização do bem na hora de pagar sua dívida!Por último, mas não menos importante, a garantia do carro comprado pelo MEI pode ser menor do que o normal, já que as montadoras assumem que o carro será usado mais pela empresa do que por uma pessoa física, que o usaria como carro de passeio.

É importante levar todos esses pontos em consideração na hora de comprar um veículo pelo seu CNPJ, pra evitar surpresas ao longo do caminho.

Fabricantes que oferecem descontos especiais pra MEI

Cada montadora oferece uma tabela de desconto pra CNPJ diferente, portanto, vale a pena entrar em contato, seja por telefone ou e-mail, pra saber mais sobre as condições. Por outro lado, algumas montadoras possuem, em seus sites, todas as informações que você precisa pra fechar negócio. Confira:

Existem outras montadoras de carros no Brasil; se você está interessado em algum modelo de uma montadora que não citamos, vale a pena conferir o website ou ir à concessionária pra pedir mais informações!

Se interessou? Quer ser MEI?

O processo de abertura de uma empresa como microempreendedor individual (MEI) é extremamente rápido, simples e gratuito, podendo ser feito pela internet, por meio do Portal do Empreendedor!


Pra se formalizar, o empreendedor precisa apenas informar alguns dados, como seu nome completo, CPF, endereço, atividade econômica que exerce ou pretende exercer, etc.
Após a formalização, o microempreendedor individual recebe seu CNPJ, além da isenção de impostos como:


IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
PIS – Programa de Integração Social;
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, entre outros.

vaizippi

Deixe uma resposta