MEI e Inscrição Estadual: Tudo que Você Precisa Saber!

Quem é empreendedor tá ligado que toda hora aparece uma nova sigla pra deixar a gente de cabelo em pé. É abreviatura pra imposto, MEI, Nota Fiscal e tudo mais. A única coisa que não encurtam é a burocracia, hahaha.

Brincadeiras à parte, a Inscrição Estadual é algo super simples de entender, e talvez você nem precise abrir a sua. Vem saber mais sobre esse registro com a gente!

Inscrição Estadual: o que é?

A Inscrição Estadual, conhecida também como IE, é o registro obrigatório para quem trabalha com comércio, indústria ou transporte intermunicipal ou interestadual. 

Ou seja, se vende algo físico ou movimenta mercadorias entre diferentes cidades ou estados, você precisa dessa inscrição para operar legalmente.

Existem vantagens?

Além de evitar dor de cabeça com eventuais suspensões do seu MEI, você também possui uma grandes vantagens ao abrir sua Inscrição Individual:

  • Descontos: você consegue garantir os melhores preços junto aos seus fornecedores ao apresentar sua IE no momento da negociação;
  • Incentivos Fiscais: você pode obter linhas de crédito com juros subsidiados pelo seu Estado;
  • Credibilidade: os fornecedores tendem a preferir fazer negócios com empresas que estejam regularizadas. Isso reduz os riscos de problemas legais e fiscais, além de transmitir segurança quanto ao cumprimento dos acordos, sacou?

Tenho que pagar para abrir minha IE?

A inscrição é gratuita! E o melhor: você pode fazer esse processo online, bem rapidinho aí da sua casa pra já começar a atuar de forma regular. 

E sobre os impostos?

Você só precisará continuar pagando a sua guia mensal do DAS-MEI. Sem surpresas, ou novas cobranças. Se quiser saber mais sobre isso, acesse o nosso artigo sobre os impostos relativos ao MEI.

Como abrir a sua Inscrição Estadual

É só seguir o passo a passo, que rapidinho você vai ter o seu cadastro confirmado:

1. Acesse o site da Redesim;

2. Clique em “Já possuo Pessoa Jurídica”;

3. Clique em “Atos exclusivos no Estado e no Município”;

4. Realize o login na conta gov.br, digitando o CPF e a senha de acesso;

5. Clique em “Inscrição”, “Reativação” ou “Atualização exclusiva no estado”;

6. Informe o CNPJ e clique em “Continuar”.

7. Informe a UF (Unidade Federativa – Seu Estado);

8. Marque as opções, conforme mostrado abaixo:

MEI: Descubra como abrir a sua Inscrição Estadual
Passo a passo para o MEI abrir a sua Inscrição Estadual.

9. Clique em “Avançar”;

10. Clique em “Sim” para a confirmação das opções escolhidas;

11. Será gerado um número de protocolo;

12. Estando as informações em conformidade, em até uma hora a inscrição será gerada e o número poderá ser consultado no próprio Portal Redesim, na opção “Acompanhar Protocolo Redesim”.

Conclusão

Viu que a Inscrição Estadual não era um bicho de sete cabeças? Rapidinho você resolve isso, e já consegue aproveitar todos os benefícios que esse registro oferece pro seu negócio. Na próxima compra pro seu comércio, já use o IE ao seu favor.

E se tem reposição de estoque e investimento no seu trampo, tem Zippi! Conte com o crédito semanal para adquirir tudo o que você precisa com juros justo.

O pagamento por pix do nosso aplicativo é mais uma facilidade que vai te ajudar a ganhar um bom descontinho, te ajudando a lucrar mais em cada venda.

Para saber mais, assista o vídeo:

vaizippi

Deixe uma resposta