Hoje em dia, estar presente na internet é essencial pra alcançar novos clientes, vender mais e alavancar o seu negócio, seja ele físico ou digital. O Google Meu Negócio é uma das plataformas mais importantes pra empreendedores que querem conquistar uma forte presença digital.
Você sabia que, segundo pesquisas, o Google possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais ao redor do mundo? E, além disso, mais de 30% dos consumidores recorrem ao Google antes de efetuar uma compra? Por isso, utilizar essa estratégia é obrigatório pro sucesso do seu empreendimento.
Vamos te mostrar, em detalhes, o que é o Google Meu Negócio, como a plataforma funciona, quais os principais benefícios pro seu negócio e como cadastrar a sua empresa de maneira fácil e rápida. Acompanhe!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business ou Perfil Comercial do Google, é uma ferramenta gratuita em que você cadastra a sua empresa e, por meio dela, aparece nos resultados de pesquisa, no Google Maps e no Google Shopping.
A plataforma permite que você adicione diversas informações relevantes referentes ao seu negócio, como por exemplo:
- número de telefone;
- horário de funcionamento;
- endereço comercial;
- site;
- e muito mais!
Além disso tudo, você pode incluir imagens do seu negócio e dos produtos e/ou serviços que você oferece, a logo da sua empresa, uma imagem de capa e até mesmo fazer publicações. Também é possível adicionar um menu, caso você possua um restaurante ou lanchonete, por exemplo.
A ferramenta permite que clientes e potenciais clientes enviem mensagens diretas pro seu negócio, possibilitando que você tire as dúvidas dos consumidores sem precisar recorrer a outra plataforma.
Por fim, o Google Meu Negócio possibilita que seus clientes avaliem o seu negócio e que você responda a cada avaliação, aumentando a confiabilidade da sua empresa pra futuros clientes e fortalecendo o relacionamento com a sua clientela atual.
Quais são os principais benefícios do Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial pra qualquer empreendedor, independentemente se possui uma pequena, média ou grande empresa, auxiliando na divulgação e atração de novos consumidores.
Além disso, a plataforma possui outros diversos benefícios! A seguir, listamos as principais vantagens de possuir um perfil no Google Meu Negócio.
Maior confiabilidade
Como dito anteriormente, a grande maioria das pessoas pesquisa no Google antes de comprar um produto ou contratar um serviço de uma empresa. Essa busca inclui verificar se o negócio existe e se é confiável ou não.
Por meio das avaliações que os clientes fazem no Google Meu Negócio, os potenciais consumidores verificaram que a empresa é real e, de fato, confiável, aumentando as chances de efetuar uma compra.
Relacionamento com os clientes e potenciais consumidores
O Google Meu Negócio permite que haja uma interação com os clientes por meio das respostas às avaliações ou dúvidas que eles possam ter, o que faz com que o relacionamento se estreite e se fortifique, destacando a sua empresa no mercado.
É possível engajar o público também por meio da publicação de fotos e atualizações do seu negócio. Segundo o próprio Google, as empresas que têm imagens nos perfis recebem, em média, 42% mais solicitações de rota no Google Maps do que as que não têm. E, além disso, 35% a mais de cliques pra acessar o site.
Tudo sobre a sua empresa em um só local
Se você possui um restaurante ou uma confeitaria, por exemplo, você pode adicionar o cardápio em seu perfil pra que os seus clientes possam acessar tudo o que está disponível e consultar até mesmo os valores. E, além disso, o Google Meu Negócio permite que os seus consumidores façam encomendas diretamente na plataforma.
Já se você possui uma empresa que trabalha com outros tipos de produtos, também é possível adicionar o seu catálogo com valores e a descrição de cada item, fazendo com que seus consumidores vejam, facilmente, o que há em sua loja.
Caso você ofereça serviços, é possível disponibilizar cotações on-line diretamente no Google Meu Negócio, o que destaca a sua empresa no mercado e ajuda o seu potencial cliente a contratar a sua empresa.
Maior presença digital
A presença digital do seu negócio aumentará com o Google Meu Negócio e, com isso, novos clientes serão atraídos pra sua empresa e você conseguirá alavancar as suas vendas.
Você poderá aparecer nas pesquisas orgânicas e no Google Maps, ou seja, assim que o cliente buscar por algum termo no Google que se relacione com a sua empresa – sem você precisar pagar por isso.
A ferramenta é ideal pra quem possui um negócio físico, pois mais consumidores serão atraídos pro seu estabelecimento, e também pros que possuem um negócio apenas no digital, isso porque a ferramenta possibilita que você adicione o seu site, fazendo com que mais pessoas o acessem e, consequentemente, adquira os seus produtos.
Mensuração de resultados
É importante saber quais os resultados que obtivemos ao utilizar uma estratégia pra alavancar as vendas de uma empresa e, ao utilizar o Google Meu Negócio, isso não é diferente!
A ferramenta permite que você acesse diversas informações relevantes sobre os seus clientes e potenciais consumidores, verificando como eles chegaram até você e quantas pessoas interagiram com o seu perfil.
Com o Google Meu Negócio, você confere:
- quais palavras-chaves os usuários pesquisaram pra encontrar a sua empresa;
- quantas pessoas avaliaram o seu negócio em um certo período de tempo;
- quantas pessoas clicaram pra acessar o seu site;
- quantas pessoas efetuaram uma chamada pra sua empresa por meio do Google Meu Negócio;
- quantas pessoas foram até o seu estabelecimento utilizando a rota do Google Maps;
- e muito mais!
Como cadastrar a minha empresa?

Agora que já te mostramos a importância de ter um perfil no Google Meu Negócio, vamos te ajudar a criar a sua conta na plataforma. Esse processo é bem rápido e fácil. Siga o passo a passo que preparamos pra você!
1. Acesse o site do Perfil da Empresa
Acesse a plataforma clicando aqui e, em seguida, clique em “Gerenciar”, conforme mostramos na imagem abaixo:

2. Adicione as informações da sua empresa
Nesta etapa, você adicionará o nome da sua empresa e escolherá o tipo do seu negócio – Varejo On-line, Loja Física ou Serviços Locais. Você pode assinalar todos os que são relacionados a sua empresa. Caso você tenha uma loja on-line, você precisará colocar o site em que os clientes acessarão.
Após preencher essas informações, você irá inserir categorias de negócios que facilitarão a sua empresa a ser encontrada por clientes. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas de praia, você pode adicionar as categorias: “loja de roupa” e “loja de roupas de praia”.
No passo seguinte, você preencherá com o endereço no qual os seus clientes poderão visitar o seu estabelecimento – caso você não tenha assinalado “Loja Física” ou “Serviços Locais” no início, não se preocupe com essa etapa.
Após, você preencherá informações como:
- áreas que você atende;
- contato;
- horários de atendimento;
- descrição da empresa;
- fotos da empresa;
- e mais.
3. Conclua a configuração do seu perfil
Após preencher todas as informações da sua empresa, o seu perfil está pronto pra aparecer nas buscas do Google! Não se esqueça de incluir todos os dados com muito cuidado e atenção.
Escolha as melhores fotos da sua empresa e de seus produtos ou serviços pra chamar a atenção dos seus potenciais clientes e se destacar dos concorrentes.
Ao concluir toda a configuração, mande o link do seu perfil pra que a sua atual clientela te avalie e interaja com o seu Google Meu Negócio, aumentando a credibilidade da sua empresa pra novos consumidores.
Comece hoje mesmo!
Comece a destacar a sua empresa na internet hoje mesmo com o Google Meu Negócio – uma ferramenta completa, gratuita e fácil de utilizar!
Compartilhe este conteúdo com os seus amigos empreendedores e continue nos acompanhando pelo nosso blog e pelas nossas redes sociais.
Instagram – @vaizippi
Facebook – Zippi
TikTok – @vaizippi
YouTube – Zippi