Funil de vendas: saiba o que é e pra que serve

Você já ouviu falar em funil de vendas? Se você é um profissional autônomo ou um empreendedor, entender este conceito é muito importante! Pensando nisso, a Zippi trouxe um conteúdo exclusivo pra te ajudar a entender o assunto e turbinar a sua estratégia de marketing! Vamos lá?

Pra começar, o funil de vendas representa todas as etapas que um cliente passa, desde quando conhece a empresa até o momento que efetua a compra de produtos ou contrata os serviços. Geralmente, ele é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. 

É importante que você, empreendedor, saiba o que é e como aplicar as estratégias certas no funil de vendas, isso porque essa ferramenta irá te ajudar a identificar pontos de melhorias e a entender a necessidade dos seus clientes em cada uma das etapas, tudo isso com o intuito de alavancar as suas vendas.

Pra te ajudar a dominar esse assunto, vamos te explicar todas as etapas que fazem parte do funil de vendas e quais estratégias você pode usar para converter mais e mais consumidores. Acompanhe!

Atração

Imagine que você vende um produto X, mas o seu cliente nunca nem ouviu falar de você ou do seu produto. A ideia aqui é fazer com que o seu cliente perceba que ele tem uma dor e que o seu produto é a solução pra ela. Essa é a etapa de atração!

A atração é a primeira fase do funil de vendas e o objetivo é despertar o interesse dos seus potenciais clientes pra que eles queiram adquirir seus produtos ou serviços. Nessa parte, também conhecida como o “topo do funil”, é importante que muitas pessoas conheçam a sua empresa e o que você oferece.

As estratégias usadas nessa etapa consistem em gerar consciência da sua marca para o seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de conteúdos relevantes e informativos que respondam às possíveis dúvidas que possam surgir. Esses conteúdos podem aparecer como posts no blog e nas redes sociais, além de newsletters e e-books.

Nessa fase, é importante que você mostre a sua empresa como especialista no setor, isso porque muitas vezes, esse será o primeiro contato dos seus potenciais consumidores com a sua marca.
Não se esqueça de mostrar os benefícios dos seus produtos e serviços, destacando como as suas soluções irão sanar as necessidades dos seus possíveis clientes.

Consideração

Agora que você já atraiu o seu cliente, ele pode estar pensando “tá, mas entre tantas opções do produto X, por que eu escolheria aquele?”. É aí que entra a etapa da consideração, no meio do funil de vendas!

Nessa etapa, os clientes já estão avaliando e comparando as diversas opções disponíveis no mercado. Por isso, você deve mostrar os seus diferenciais para que a sua empresa e seus produtos e/ou serviços sejam escolhidos!

A dica aqui é você divulgar provas sociais que fortaleçam a confiança na sua marca e levem o potencial cliente a tomar a decisão de compra. Você pode publicar depoimentos de clientes atuais no seu site e redes sociais, por exemplo. 

Uma boa estratégia para essa etapa é pedir pro seus consumidores te avaliarem no Google Meu Negócio – isso faz com que a confiabilidade na sua empresa aumente, o que eleva a suas chances de vender mais!

Decisão

A última etapa do funil de vendas, também conhecida como “fundo de funil”, representa o momento em que o consumidor está pronto para tomar a sua decisão e realizar, de fato, a compra do produto ou contratação do serviço. 

Pra incentivar ainda mais essa decisão, você pode seguir as seguintes estratégias:

  • Ofereça descontos;
  • Disponibilize cupons;
  • Presenteie seus clientes com brindes;
  • Tenha um site rápido;
  • Preste um ótimo atendimento;
  • Facilite o pagamento e ofereça diversas opções (cartão de crédito, boleto, PIX, parcelamento etc).

Dê os primeiros passos

Comece ainda hoje a utilizar as estratégias certas no seu funil de vendas e atraia diversos clientes! Seguindo as nossas dicas, você conseguirá aumentar o número de conversões e, com isso, alavancar as suas vendas rumo ao sucesso do seu negócio.

Se você está pensando em colocar tudo o que aprendeu em prática, mas está sem grana, conta com a gente! A Zippi te dá uma forcinha pra você turbinar a sua empresa. É rápido, fácil e você pode fazer tudo pelo app. Quer saber mais? Clique aqui!

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vaizippi

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