O empreendedorismo é um termo que vem ganhando muito destaque nos últimos anos. Cada vez mais pessoas têm interesse em abrir seus próprios negócios e alcançar a tão sonhada independência financeira. Mas, afinal, o que é empreendedorismo? Vem com a gente e saiba mais sobre as características, a importância e os desafios de ser dono de uma empresa!
Definição
De uma forma fácil de entender, o empreendedorismo é a capacidade de identificar oportunidades e implementar novos negócios, desde uma lojinha até uma multinacional.
Assim, o empresário tem um grande valor para a economia, pois é capaz de transformar ideias em empresas que geram empregos e movimentam a economia local.
No entanto, abrange mais do que apenas abrir uma empresa: para que você seja um grande empreendedor, você deve ter uma ideia clara do que deseja alcançar, e ser capaz de realizar e coordenar as ações corretas para esse fim.
Características
Existem algumas características que todos os donos de empresas de sucesso possuem. Essas características incluem:
- Visão: o empreendedor tem uma visão clara do que deseja alcançar e está sempre pensando em novas formas de alcançar seus objetivos;
- Persistência: todos nós já enfrentamos desafios na vida, mas nem por isso desistimos de tentar, não é mesmo? A capacidade de se reinventar é uma importante característica para alcançar o sucesso.
- Criatividade: todos os grandes empresários foram capazes de oferecer soluções criativas e inovadoras para algum problema, criando produtos que atendessem às demandas do mercado.
- Liderança: pessoas que empreendem são líderes capazes de inspirar e de motivar as pessoas ao seu redor. Lembre-se: ser líder é diferente de ser chefe!
- Disposição a assumir riscos: abrir um negócio sempre vem com riscos. A capacidade e a disposição de assumir esses riscos, tomando as decisões corretas para chegar ao objetivo, é uma das características mais importantes de um empreendedor.
Importância
Baseado em tudo que vimos, o empreendedorismo se mostra muito importante para o crescimento econômico de sua região, pois movimenta a economia, gera empregos e cria oportunidades de negócios.
Além disso, abrir um novo negócio nasce da criatividade e da inovação dos donos, criando diversos produtos e serviços importantes que atendem às necessidades e aos desejos do mercado, melhorando a qualidade de vida daqueles beneficiados por esses produtos e serviços.
Os empreendedores são frequentemente os responsáveis por introduzir novas tecnologias e ideias no mercado, o que pode levar a mudanças significativas em diversos setores.
Tipos de empreendedores

É importante saber que nem toda empresa é igual, e que nem todo empresário possui a mesma trajetória. Que tal conhecer os 8 principais tipos de empreendedores que você pode encontrar no mercado?
- Empreendedor nato: é aquele que nasce com o dom ou talento de empreender, criando soluções criativas e inovadoras para as necessidades do mercado;
- Empreendedor aprendiz: é o novato que ainda não tem a experiência necessária, e se apoia em mentores mais experientes;
- Empreendedor serial: você deve conhecer alguém assim! É aquele cara que começa um negócio, alcança os objetivos definidos (ou fracassa) e, em seguida, já parte para outro negócio;
- Empreendedor corporativo: esse tipo não quer assumir todos os riscos sozinho, então, prefere começar um novo negócio dentro da empresa na qual já trabalha;
- Empreendedor social: esse é o empresário que está sempre buscando soluções para o bem comum, de forma altruísta;
- Empreendedor por necessidade: esse tipo é muito comum! É aquele que tem a necessidade de ganhar dinheiro, geralmente para sua família, e abre um negócio para conseguir essa grana;
- Empreendedor herdeiro: é aquele que já nasce destinado a ser empresário! Ele recebe o negócio da família sem precisar do investimento inicial, preocupando-se apenas com suas responsabilidades dali para frente;
- Empreendedor planejado: por fim, esse é aquele metódico que planeja cada passo da sua carreira no seu novo negócio.
Desafios
Como você viu anteriormente, abrir um negócio nunca vem sem riscos ou desafios. Se você está pensando em ter uma empresa própria, esteja preparado para lidar com dificuldades como:
- Falta de recursos financeiros: abrir um negócio requer investimento, e, muitas vezes, os empreendedores não possuem o capital inicial necessário para dar início a um novo negócio. Essa é a primeira barreira encontrada pela maioria daqueles que desejam encarar esse desafio.
- Falta de capital de giro: além do investimento inicial, é importante que o dono da nova empresa tenha recursos financeiros para manter o negócio em funcionamento enquanto ele não gera lucro. A falta de capital de giro pode até mesmo falir o seu negócio!
- Falta de planejamento e conhecimento sobre administração e finanças: pode ser que você tenha uma ideia revolucionária, mas não tenha o conhecimento necessário para administrar uma empresa e lidar com questões financeiras. É fundamental que você invista em capacitação e esteja sempre atualizado sobre as melhores práticas de gestão empresarial e finanças!
- Falta de experiência: a inexperiência e a falta de estudos suficientes pode fazer com que muitos novatos tenham dificuldades para gerir ou até mesmo abrir um novo negócio. Por isso, é necessário o estudo constante se você sonha em ter o seu próprio negócio!
- Concorrência: em muitos setores, a concorrência é acirrada. Em alguns casos, o seu concorrente pode estar atuando na área há décadas, enquanto você acabou de começar! Isso significa que você deve estar sempre inovando e encontrando maneiras novas de se destacar das outras empresas do seu setor.
- Instabilidades do mercado: infelizmente (ou felizmente), o mercado é bastante instável, e profissionais precisam se reinventar com frequência para que não percam o dinheiro ou o tempo investidos.
Recursos disponíveis
Por outro lado, existem alguns recursos disponíveis para aqueles que desejam começar um novo negócio ou administrar melhor o negócio que já têm. Alguns desses recursos são:
- Incubadoras de negócios: as incubadoras de negócios fornecem espaço de escritório, orientação e suporte financeiro;
- Aceleradoras de negócios: as aceleradoras de negócios oferecem suporte para empresas em estágios iniciais, ajudando a acelerar o crescimento do negócio;
- Financiamento: existem diversas opções de financiamento disponíveis, incluindo empréstimos, capital de giro, crowdfunding e crédito no app;
- Mentoria: a mentoria é uma ótima maneira de obter orientação e conselhos de pessoas que têm experiência no mundo dos negócios.
Conclusão
O empreendedorismo é uma opção excelente se você quer uma vida melhor, investindo em um negócio e criando soluções para os problemas encontrados pelo mercado.
Com isso, esperamos que este post tenha te ajudado a entender tudo sobre o assunto! Continue nos acompanhando pelas redes sociais e não perca os novos conteúdos que estão por vir!Instagram – @vaizippi
Facebook – Zippi
TikTok – @vaizippi
YouTube – Zippi