DAS MEI e DASN SIMEI: saiba qual é a diferença

Você sabe qual a diferença entre o DAS MEI e DASN SIMEI? Com tantas siglas parecidas, pode surgir certas dúvidas quanto a seus significados e, claro, quais são as diferenças entre eles.

Antes de tocarmos neste assunto, precisamos ressaltar o quanto o MEI tem crescido nos últimos anos, se tornando uma boa opção pros pequenos negócios e profissionais autônomos possam ter mais vantagens ao legalizar sua empresa.

Além de que é uma forma de pagar impostos justos, sem cursos extremamente altos pro faturamento anual que possuem.

Dentro desta categoria de microempreendedor individual, existem algumas siglas, assim como obrigações fiscais, que são importantes. Aí que entram o DAS MEI e o DASN SIMEI, que será o nosso assunto de hoje!

Estamos falando de coisas essenciais pro bom funcionamento do MEI, por isso, fica até o final pra não perder nadinha!

O que é o DAS MEI?

O DAS MEI, sigla pra Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI, é um documento gerado mensalmente que vai reunir todos os valores de impostos que o CNPJ exige, assim como contribuições que também precisam ser pagas.

No valor presente no DAS MEI, temos taxas relativas ao INSS, ICMS ou de ISS, o que estará presente caso a sua empresa preste serviços.

Há apenas um boleto mensal pra pagamento do DAS, onde todas as porcentagens estarão presentes em um único valor total.

Todo microempreendedor individual precisa realizar o pagamento do DAS, ok? É obrigatório e o não cumprimento deste pagamento mensal acaba tirando os benefícios que o programa pode oferecer. Ou seja, você estará atuando com um CNPJ irregular.

E o DASN SIMEI?

O DASN SIMEI, sigla pra Declaração Anual do Simples Nacional SIMEI, é outra obrigação que o microempreendedor individual possui, sendo diferente do DAS MEI. É importante ressaltar que SIMEI é sistema de pagamentos a que o microempreendedor tem de pagar.

O DASN SIMEI não será pago em cada mês, como o DAS, sendo uma declaração anual que precisa ser entregue no prazo (que ocorre todo último dia do mês de maio).

Sabe o seu imposto de renda? É algo parecido, só que voltado pra o seu CNPJ.

Por meio da declaração, você vai informar o total do seu faturamento durante todo o ano que se passou, assim como o número de funcionários que possui, caso tenha algum ou tenha tido durante o período que está sendo declarado.

É muito importante que você, como MEI, realize a sua declaração anual no prazo correto, afinal, você estará se mantendo regular perante a Receita Federal.

Omitir ou fornecer informações incorretas em sua declaração pode acabar resultando em penalidades diversas, como o cancelamento do seu CNPJ.

Diferenças entre DAS MEI e DASN SIMEI

Afinal, quais são as diferenças entre ambos? O que destaca é a frequência e também o objetivo que cada um deles possui.

O DAS existe pra arrecadar taxas de impostos, o que também vai permitir benefícios em casos do MEI precisar ou quando for se aposentar.

Enquanto isso, o DASN é uma forma de realizar um controle do faturamento anual e também deixar o Governo Federal a par sobre como anda a empresa há cada ano.

Mas também temos a diferença do valor, já que o DAS MEI envolve o pagamento de um valor fixo mensal e o DASN SIMEI não envolve nenhum tipo de pagamento, apenas como prestação de contas.

Passo a passo pra pagar o DAS MEI

Pra realizar o pagamento do seu DAS MEI, saiba que é super simples! Confira o passo a passo:

  • Acesse este link, que vai te levar pro site do Governo Federal e, em seguida, aperte o botão “iniciar”; 
  • Você será direcionado pra página do PGMEI, que é o “Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual”;
  • Insira o CNPJ completo do seu negócio e clique em continuar. Ele te levará até a página onde você poderá emitir o boleto de pagamento do DAS e, por fim, fazer o pagamento da maneira que preferir.

Atenção! Lembre-se de verificar os valores referentes aos impostos (INSS, ISS e ICMS, se aplicável à sua atividade) assim como os acréscimos legais. Também fique atento à data de vencimento do seu boleto, pra evitar juros.

Como declarar DASN SIMEI?

A declaração é super simples e muito mais fácil do que a declaração do Imposto de Renda. Pra isso, você vai acessar o Portal do Simples Nacional e clicar na opção “serviços”.

Busque e selecione a opção “SIMEI”, escolha o ano-calendário que estará declarando e preencha todos os campos com suas informações.

Pra finalizar, informe o valor total do seu faturamento referente ao ano em questão, confira as informações e é só enviar a sua declaração.

Dica: tenha os dados de faturamento organizados pra que seja ainda mais rápido e fácil realizar a declaração.

Vale a pena ser MEI?

Essa resposta irá variar de acordo com a sua área de atuação, qual o seu objetivo atuando como MEI, dentre outros aspectos fundamentais antes de realizar seu cadastro e começar a pagar as mensalidades.

Você pretende investir no seu negócio como microempreendedor individual? Se sim, o MEI será um excelente programa pra profissionalizar o seu negócio e trazer mais segurança pra sua vida.

Pense nas limitações que ele possui, se você possui os pré-requisitos pra fazer parte e comece a tocar o seu negócio!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com algum amigo que precisa saber mais sobre esse assunto! Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais da Zippi.

vaizippi

Deixe uma resposta