Como Organizar as Finanças do Pequeno Negócio

Quem tá na correria de administrar o próprio negócio sabe bem o trampo que dá. 

Nesse bololô de contas pra pagar, materiais pra comprar e clientes pra atender, nada como se planejar antecipadamente pra não passar nenhum aperto no final do mês.

Pra você parar de correr em círculos, nós vamos te mostrar o caminho perfeito pra você organizar as suas finanças e ainda deixar um troco guardado pra imprevistos.

Porque controlar a grana?

Tá ligado quando você tá construindo uma casa, e primeiro você monta uma base de sustentação? A organização das finanças tem essa função: ser o alicerce da gestão do seu negócio.

Ele permite que a sua empresa cresça no ritmo certo, sem desabar de uma hora pra outra. Caso algo dê errado no caminho, é fácil ajustar a rota pra chegar no seu destino.

O impacto de uma boa gestão financeira

Quando as finanças tão em dia, tudo fica bem. Pelo seu lado pessoal, você fica de boa sabendo que tá tudo em ordem, e nada vai atrasar seu corre. No trampo, você consegue investir ainda mais no seu sonho, controlar cada detalhe e ainda não passar sufoco com imprevistos.

Comece pelo básico

Separe as contas pessoais das empresariais

Separar as contas bancárias é a primeira parada que você deve fazer. Isso ajuda você a saber o que é do seu trampo e evita confusões na hora de acertar os seus pagamentos. Já imaginou se você usa sem querer a grana da reposição dos materiais no final de semana? Vai dar ruim, né!?

Registre todas as movimentações

Anote tudo que entra e sai na sua empresa. Até os trocados. Isso é importante pra saber onde a grana tá indo e tomar as decisões certas quando for preciso.


Você pode fazer isso com um bom e velho caderninho, um livro caixa ou até mesmo com uma planilha online, como o Google Sheets. Use isso pra controlar o seu fluxo de caixa, e manter tudo ao seu alcance. Inclusive os gastos futuros.

Dicas pra você arrebentar

Planeje os gastos

Todo mês cai os mesmos boletinhos na mesa, além das eventuais reposições de estoque, compra de materiais, investimentos e etc. Deixe tudo registrado no software de gestão (ou na boa e velha planilha de Excel), e evite surpresas que comprometam seu orçamento.

Tenha um fundo de emergência

Guarde uma grana pros perrengues porque, acredite, eles vão aparecer. Então, sempre deixe guardado uma moedinha e outra pra salvar a sua pele quando for necessário.

Erros pra você não cometer

Não monitorar as finanças

Deixar tudo no automático nem sempre é bom. Você precisa ficar de olho nas contas, ver o que tá entrando e saindo e fazer ajustes quando necessário. 

Mantenha as rédeas curtas pra não investir mal o seu dinheiro, e rever sempre onde ele é gasto, como fornecedores, materiais, funcionário, locação e outros tipos de custos fixos.

Ignorar os pequenos gastos

Os pequenos gastos podem acabar com o seu dinheiro sem você perceber. É somando uma coisa na outra que suas finanças vão pro brejo.

Já pensou quanto dinheiro você gastou de bobeira esse ano?

Conclusão

No final das contas, se organizar é o pulo do gato pra não quebrar no futuro, e continuar mandando bem no longo prazo. 

Comece com o básico, anote todas as movimentações financeiras, siga nossas dicas e evite os erros mais comuns. Com a casa em ordem, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos e crescer cada dia mais.

Matar um leão por dia é quase uma obrigação do empreendedor, mas ter uma visão de longo prazo é o que vai salvar a pele dele quando a caça tiver escassa. Por isso, cuide do hoje pro amanhã ser melhor.

E pra evitar ser engolido pela bola de neve da gestão financeira, use o crédito semanal da Zippi para turbinar o seu negócio, e deixar a casa sempre em ordem. Pra saber mais, assista o vídeo e conheça nossos serviços:

vaizippi

Deixe uma resposta