A Black Friday 2023 vem aí! Mais um ano se passando e, com ele, vem também a chegada de uma das principais datas de vendas pra os comerciantes.
Mas, afinal, o que é a Black Friday? Como essa data sazonal começou? As respostas pra essas perguntas, assim como dicas valiosas, serão fornecidas neste conteúdo. Portanto, leia por completo pra não perder nada!
Data da Black Friday 2023
Em 2023, a Black Friday vai acontecer no dia 24 de novembro, última sexta do mês. Apesar de o dia variar, a data oficial sempre será na quarta sexta-feira do mês de novembro.
Duração das ofertas durante a Black Friday
No Brasil, as ofertas acontecem um pouco diferente dos EUA. Enquanto por lá os grandes descontos acontecem apenas na sexta-feira, de fato, aqui elas ocorrem por vários dias, às vezes, até mesmo semanas ou o mês inteiro de novembro.
Cada empresa precisa analisar seus objetivos pra entender qual a melhor estratégia de vendas neste momento.
Dicas pra vender mais na Black Friday
Se você deseja vender muito em novembro, leia e tome nota dessas dicas sensacionais:
Prepare-se antecipadamente
Planejamento é tudo! Quanto antes você começar a se planejar, melhores serão os resultados da sua campanha de Black Friday. Esse planejamento envolve conteúdo, financeiro, estoque e tudo mais que esteja ligado à data sazonal.
Promoção Limitada no Tempo
Crie um senso de urgência, indicando que as ofertas da Black Friday são por tempo limitado. Isso pode incentivar a ação imediata dos consumidores.
Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais também são poderosos aliados na Black Friday. Com eles, você pode gerar a sensação de urgência pra realizar uma compra, seja pelo tempo limitado (como vimos acima) ou através da sensação de escassez.
Por exemplo, você pode fazer uma contagem regressiva com um tempo super curto para o fim das ofertas ou alertar o usuário de que aquele item promocional está acabando:
- Últimas 3 vagas para o curso no valor promocional;
- É só até HOJE! Aproveite as ofertas antes que acabem.
Avalie o desempenho de vendas do ano anterior
Avalie como foi o desempenho da empresa no ano anterior, pois isso poderá ajudar a descobrir o que pode ter dado errado, o que deu muito certo etc. As métricas sempre são fortes aliadas dos seus resultados.
Estabeleça metas claras e realistas
Tenha metas estabelecidas pra que saiba por onde começar, o que é preciso ser feito pra realizá-las etc. Também é importante que elas sejam realistas, afinal, metas inalcançáveis apenas irão frustrar seus resultados.
Destaque Produtos Mais Populares
Identifique seus produtos mais vendidos e destaque-os como parte da sua promoção.
Isso pode atrair mais clientes e aumentar a conversão.
Não adianta investir tempo e dinheiro em uma excelente campanha se faltar produtos pra venda no dia da Black Friday, não é mesmo?
Crie ofertas atrativas

Crie descontos significativos que realmente chamem a atenção dos consumidores!
Utilize estratégias como “compre um, leve outro” ou descontos progressivos para incentivar compras maiores.
Frete Grátis ou Descontos
Considere oferecer frete grátis ou descontos especiais nas compras feitas durante a Black Friday. Isso pode ser um incentivo extra para os clientes finalizarem a compra.
Fortaleça sua presença online
A presença online é algo fundamental pra os negócios atuais, afinal, através dela você consegue construir uma imagem com mais visibilidade e valor pro usuário.
Aproveite este momento pra produzir mais conteúdos pra as redes sociais, interaja com o seu público, envie e-mails e muito mais.
Destaque produtos mais populares através dos conteúdos
Invista em vídeos e tutoriais de seus produtos mais vendidos e destacá-los como parte da sua promoção. Isso pode atrair mais clientes e aumentar a conversão. Para isso, é preciso realizar pesquisas de identificação de quais seriam esses produtos ou serviços no seu negócio.
As pessoas estão cada vez mais visuais, e mostrar os seus produtos em uso é uma maneira eficaz de atrair a atenção do público. Mostre os produtos em vídeo, utilizando-os e tutoriais interessantes.
Garanta uma excelente experiência de compra
Por fim, não se esqueça do mais importante: garantir que o seu cliente tenha a melhor experiência de compra!
A sua atenção deve estar voltada pra ele, desde o primeiro contato até o pós-venda.
O que é a Black Friday?
A Black Friday é um evento anual de compras que sempre acontece no final do mês de novembro, geralmente na última sexta-feira do mês, e sempre após o feriado de ação de graças, que é tradição nos EUA e que ocorre sempre na quarta quinta-feira de novembro.
Durante este evento, os varejistas aproveitam pra oferecer os melhores descontos do ano, que são válidos pra diversos tipos de produtos, o que acaba chamando a atenção de milhares de consumidores todos os anos nesta mesma data.
Muitas pessoas até mesmo deixam pra comprar algo especificamente na Black Friday, com o intuito de conseguir os melhores preços.
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A Black Friday já está logo ali! Tá esperando o quê para começar a vender como nunca?