Um passo à frente de todo mundo: saiba como espionar seus concorrentes.

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Espionar seus Concorrentes

Você já ouviu aquele ditado “mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda”? Quando a gente tá falando do mundo dos negócios, a gente pode usar essa clássica frase pra falar sobre a importância de espionar seus concorrentes.

Não é só sobre olhar o que ele está fazendo, mas aprender, se inspirar e melhorar constantemente. Com as estratégias certas, você pode sempre estar adiantado, e acompanhar o ritmo do mercado.

E isso serve pra tudo, desde uma confeiteira que viu que um sabor de ovo de páscoa está bombando, até mesmo o Mark Zuckerberg que se “inspirou” nas funcionalidades do Snapchat pra criar o Stories do Instagram.

Por que espionar seus concorrentes é essencial?

Já se perguntou como aquela outra empresa ali do lado está sempre um passo à frente? A marca de roupas que sempre lança peças com as cores do momento, a empresa de tecnologia que nunca fica pra trás…

Parece até coisa de filme, mas espionar seus concorrentes não é história pra boi dormir. É totalmente possível, e mais fácil do que você imaginava. Então, dá até pra fazer com um computador ou celular em mãos. Quer saber como? Vamos nessa!

Entendendo o Mercado pra Espionar seus Concorrentes

Antes de qualquer coisa, é importante saber quem são seus concorrentes e o que estão fazendo. Se você tem uma loja de roupas, então você precisa saber quem está na disputa pelo mesmo público que você. 

Então, se você tá começando, é importante ficar de olho no cara que tá lá em cima (seguir tendências) e de quem tá no mesmo nível que você (buscar sempre superá-lo, lançando tendências). Logo, essa é a primeira etapa para espionar seus concorrentes!

A Importância da Análise Competitiva

Para espionar seus concorrentes, você precisa entender que não adianta só ver o que eles tão fazendo, mas entender o que está por trás disso. Então, se eles estão lançando várias peças na cor pêssego, talvez isso tenha um significado especial.

Buscando sobre isso no google, você pode descobrir em dois palitos que essa é a cor do ano pela PANTONE, o que pode te ajudar a criar novos conceitos criativos em cima dessa informação. Tá vendo como conhecimento é poder?

Ferramentas para Espionar seus Concorrentes

Agora que entendemos a importância de ficar de olho nos “rivais”, vamos às ferramentas que vão facilitar essa missão de espionar seus concorrentes.

Ferramentas de SEO e Análise de Tráfego

Sabe quando você pesquisa algo no google e aparece milhares de resultados? Pra levar as pessoas pro seu site, não é tão fácil como você imagina. Esse artigo mesmo, a gente selecionou uma palavra-chave (espionar seus concorrentes) e tivemos que repeti-la algumas vezes ao longo do texto. Tudo isso pra subir no ranking e ganhar umas posições a mais e aparecer antes pra você.

Mas se a gente ficar jogando no achismo, a bola só bate na trave. Então, nós sempre contamos com uma ferramenta pra entender o que tá ou não rendendo por aí, descobrindo os assuntos mais relevantes do momento. 

Usando o SimilarWeb, ou outros sistemas de análise de tráfego, você consegue espionar seus concorrentes e ainda entender como atrair mais visitantes pro seu site!

Monitoramento de Redes Sociais

Se antes só as grandes marcas conseguiam falar com seus consumidores, as Redes Sociais vieram pra mudar isso. Você faz um post legal, outro lá, e quando vê tá cheio de seguidores. E o melhor: ainda pode impulsionar seus posts pra melhorar os resultados.

Então, porque não espionar seus concorrentes nesses canais? Sendo assim, com ferramentas como o Mention, você pode ver o que estão falando sobre as outras marcas por aí, fazendo com que você aprenda com os erros e acertos dos outros.

Ferramentas de Análise de Conteúdo

Sabe quando uma marca coloca um conteúdo maneiro e você se amarra nas publicações? Isso é resultado de um trampo de uma galera criativa que estudou o que tava dando certo nas Redes Sociais.

O Gerente de Marketing da BIS não acordou um dia e pensou: bora encher meu perfil de memes e referências populares. Alguém deu uma ideia numa reunião, eles foram testando, espionando seus concorrentes e aos poucos esse virou o principal diferencial da empresa.

E durante esse processo, eles usaram ferramentas como o Buzzsumo pra descobrir os temas mais falados por seu público-alvo, como… memes! Falando assim até parece simples, né?

Estratégias Manuais de Pesquisa

Nem sempre a gente tá com a grana no bolso pra investir em ferramentas. Eu sei, eu sei… no começo é difícil. Mas quem disse que não é possível fazer isso na cara e na coragem? 

Espionar seus Concorrentes através dos Sites

Que tal dar uma espiadinha no site dos seus concorrentes? Analise o design, o conteúdo, as ofertas… Tudo isso pode dar uma pista do que você pode se inspirar e fazer diferente.

Exemplo: Você percebe que um concorrente está oferecendo frete grátis em todas as compras. Que tal testar essa estratégia por um tempo e ver como ela impacta suas vendas?

Olhar o que deu certo e errado

Aprender com os erros e acertos dos outros é sempre uma boa ideia! Dessa forma, dá uma olhada nos casos de sucesso e fracasso na sua área e veja o que você pode aprender com eles.

Exemplo: Um concorrente lançou uma coleção de roupas de esportes e não deu certo. Então, bora entender o que deu errado: a qualidade das peças? O preço? A estratégia de Marketing? Um pouco de tudo isso? Talvez, “consertando” o que foi feito de errado por eles, você consiga dominar esse tipo de mercado.

Aplicando as Informações na Sua Estratégia

Agora que você já sabe como espionar seus concorrentes, é hora de colocar essas informações em prática!

Ajustes e Testes na Sua Estratégia

Esteja sempre disposto a ajustar e testar sua estratégia com base nas informações que você coletou. Então, o mercado está sempre mudando, e é importante se adaptar rapidamente.

Criando um Plano de Ação Competitivo

Com base nas informações que você reuniu, crie um plano de ação detalhado. Identifique suas vantagens competitivas, crie metas claras e faça táticas específicas para alcançá-las.

Conclusão: Como Espionar seus Concorrentes

Espionar seus concorrentes te dá uma vantagem incrível. E com as estratégias certas você pode sempre estar um passo à frente, além de acompanhar o ritmo das maiores empresas do mercado.

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