Conseguir ter mais vendas é um desafio que todo empreendedor tem. Todo mundo quer fazer o trampo crescer, e tirar uma graninha a mais todo mês. Mas a pergunta é: como?
Nem sempre ter o melhor preço é o suficiente. É preciso ter um trabalho maneiro de Relacionamento com o Cliente e Gestão do seu Negócio. Dessa forma, o equilíbrio entre os dois, te possibilita trabalhar melhor quando estiver com os produtos em mãos.
Sabendo disso, fomos ouvir umas dicas do Primo Rico, e separamos 4 passos simples e eficazes para você entender melhor o seu consumidor, e assim ter mais vendas em 2024.
4 Passos para ter Mais Vendas
Aqui, vamos pegar os exemplos do Thiago Nigro e traduzir suas dicas de investimentos para o empreendedorismo. Para isso, vamos usar o exemplo de uma empreendedora que produz vestidos de festa a um ótimo custo-benefício.
Passo 1 para ter Mais Vendas: Consciência do Problema
Sabe quando o cliente nem faz ideia de que tem um problema? Pois é, isso é mais comum do que você imagina.
Primeiro de tudo, a gente tem que abrir os olhos da galera. Sabe quando você compra um vestido pensando que tá arrasando, mas ele acaba sendo um desastre? Rasga no meio da festa, fica desconfortável depois de algumas horas… Pois é, esse é o problema que muita gente nem percebe até acontecer. A ideia é mostrar pra cliente que isso é um baita problema, principalmente se ela tá acostumada a gastar uma grana alta nesses vestidos. O truque é fazer a cliente entender que não tá só comprando um vestido, ela também tá investindo em algo que, no final das contas, pode ser uma dor de cabeça.
Ele ainda não sabe que tem esse problema, então o próximo passo é justamente esse: trazer consciência para a dor.

Passo 2: Consciência da Dor
Agora que o cliente sabe que tem um problema, é hora de sentir a dor. Nada de maldade, tá? Não é dor física, claro, é mais uma inquietação interna, um incômodo que surge quando a gente percebe que tá perdendo algo ou correndo algum risco. A gente só quer que ela sinta aquela pontinha de frustração por ter investido em vestidos caros que não entregaram o que prometeram. Faz ela lembrar daquela festa em que o vestido rasgou ou daquela cerimônia onde ela mal conseguia se mexer de tão desconfortável. É nesse momento que ela começa a pensar: “Poxa, realmente, já passei por isso e não foi legal”
Passo 3: Consciência da Solução
Aqui é onde você brilha! Depois de mostrar o problema e fazer o cliente sentir a dor, você apresenta a solução. É sua chance de mostrar que existe um caminho melhor, e você tem a chave.
Fala pra ela sobre seus vestidos de festa que além de serem lindos, também são de altíssima qualidade e super confortáveis. E o melhor: com um preço que é amigo do bolso! Mostre como seus vestidos são feitos pra durar, pra aguentar qualquer festança sem dar problema. É a luz no fim do túnel que ela tava esperando!
Dá aquele toque a mais pra mostrar como seu atendimento ao cliente é diferenciado, com ajustes de última hora de se necessário. Seu produto é único, e só você pode oferecer isso.
Não se trata apenas de vender um produto, mas de oferecer uma solução completa para as necessidades e desejos dos seus clientes.
Passo 4 para ter Mais Vendas: Conexão e venda
Agora que a cliente tá consciente do problema, sentiu a dor e viu a solução, é hora de criar uma conexão
Aqui, você não é só alguém vendendo um vestido, você é o herói que apareceu pra salvar ela de futuras roupas-furadas. Conta uma história, mostra depoimentos de clientes satisfeitas, deixa ela experimentar o vestido. Crie uma experiência de compra personalizada e faça ela se sentir especial, entendida e cuidada. Quando essa conexão acontece, a venda é quase uma consequência natural.
Esteja disponível para responder a quaisquer dúvidas e oferecer assistência adicional, garantindo que seus clientes tenham uma experiência positiva desde o momento da compra até o momento em que usarem seus vestidos.
Depois da venda, sempre mande aquele zap agradecendo a compra, e pergunte como pode melhorar. Isso vai mostrar que você está sempre preocupada em oferecer o melhor ao seus clientes.
Resumo para ter Mais Vendas com os 4 Passos
| Passo | Status |
| Consciência do Problema | Mostre para o cliente os problemas que ele não sabia que tinha, como o fato de vestidos comuns poderem durar menos, ser menos confortáveis ou até rasgar nas festas. O objetivo é mostrar que pagar mais caro por uma qualidade inferior pode trazer consequências e problemas pro cliente. |
| Consciência da Dor | Depois que ela percebe o problema, ela sente a dor. A pessoa entende que tá no caminho errado e começa a buscar soluções. Mas, calma, ainda não é hora de vender! Faça a cliente lembrar das roubadas que passou com vestidos ruins e sentir a necessidade de uma mudança. |
| Consciência da Solução | Apresente os seus vestidos sob medida como a solução ideal que o cliente precisava. Destaque seu ótimo custo-benefício, qualidade e durabilidade, conectando com aquelas dores que conversamos nos passos anteriores. |
| Conexão e Venda | Cria aquela conexão com a cliente, conta histórias de quem se deu bem com seus vestidos, deixa ela experimentar, e aí é só sucesso na venda. |
As Grandes Empresas usam esses 4 Passos para ter Mais Vendas?
É claro que sim! Até a P&G, uma das maiores companhias de todo o mundo, usa esses 4 passos para ter mais vendas.
No livro “O Poder do Hábito”, o autor conta a história de um produto de limpeza da empresa que tinha o atributo único de eliminar o mau cheiro das coisas.
Durante os testes, eles descobriram que o produto era simplesmente mágico. Pra você ter uma ideia, ele chegou ao ponto de salvar o relacionamento de uma guarda florestal que cheirava a gambá. Eles tinham certeza que ia ser um sucesso absoluto de vendas.
Na hora de lançar, passou meses com o estoque parado nas lojas. Isso acontecia porque a empresa não sabia mostrar como ela poderia resolver o problema das pessoas.
Usando esses 4 passos e mantendo a mesmíssima fórmula, mas com uma abordagem de vendas diferente, eles simplesmente tornaram o Febreze um dos produtos mais vendidos de toda a história dos Estados Unidos.
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O que aprendemos com isso?
Ou seja, a nossa dica aqui é entender o seu consumidor, e resolver um problema específico usando esses 4 passos para ter mais vendas.
Um chocolate? Todo mundo pode vender isso, mas o seu pode ser o presente perfeito pro aniversário de namoro. Um vestido? Só o seu pode trazer a elegância de uma peça feita sob medida. E assim vai…
E nesse processo de vendas para tornar o seu produto ainda mais único, conte com a Zippi para turbinar o seu negócio. Com uma ajudinha de crédito semanal, você pode investir ainda mais nas suas embalagens, design e entrega. Saiba mais:
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