Se liga nessa dica! Descubra como receber um 13º Salário sendo MEI

Avatar de vaizippi
13º SALÁRIO

Muitas vezes, o frio na barriga e a incerteza fazem parte da rotina do empreendedor. Sem um salário garantido no final do mês e benefícios do CLT, a gente tem que se virar nos 30 para conseguir deixar as contas em ordem.

E se tem uma coisa que faz falta na vida do MEI, é o famoso 13º salário. Presentes de Natal, festas de final de ano, roupa nova pro reveillon, impostos de Janeiro… Tudo isso acaba tendo que sair do nosso bolso.

Mas a gente já deu essa letra algumas vezes: com planejamento, você consegue chegar em qualquer lugar! Por isso, vamos te mostrar como você pode se organizar para ter o seu próprio “13º salário” mesmo sendo MEI.

MEI tem direito ao 13º salário?

O Microempreendedor Individual (MEI) representa uma modalidade jurídica desenvolvida para formalizar autônomos e pequenos empresários, proporcionando assim uma maneira simplificada de pagamento de impostos e acesso a benefícios previdenciários.

Ao contrário dos trabalhadores registrados, o MEI não está enquadrado no regime de recebimento do 13º salário. Isso porque ele é considerado um empreendedor e não um colaborador formal. 

Portanto, aqueles que são exclusivamente MEI e não possuem outra atividade empregatícia sob o regime CLT não terão direito ao recebimento do 13º salário.

Então, como receber um 13º salário sendo MEI?

Para receber o 13º salário sendo empreendedor, você vai precisar se organizar e separar uma graninha todo mês. 

Caso seu salário seja de, por exemplo, 3 mil reais por mês, é só você dividir esse valor por 12, e depositar a quantia em uma conta separada. Sendo assim, daria 250 por mês.

Dicas para você se organizar

Estabeleça Metas Mensais

Caso sua loja ou empresa tenha vendas maiores em datas específicas do ano, não tem problema organizar o seu dinheiro de outra forma para não apertar o seu bolso nos meses com pouco movimento.

Por exemplo, se você tem uma papelaria, e sua loja concentra vendas em Janeiro, Fevereiro, Junho, Julho e Dezembro, você pode depositar valores maiores nestes meses, e quantias menores nos outros.

O importante é ter uma quantia pra resgatar no final do ano pra você poder aproveitar com um 13º salário.

Use uma Planilha ou Caderninho para se Organizar

Pra não se perder nos valores depositados, use uma planilha ou caderninho para organizar os depósitos do seu 13º salário como MEI. 

Usando o exemplo acima, onde a gente dividiu o valor pelos meses com maiores vendas, criamos essa planilha pra deixar anotado a quantia exata a ser depositada em cada mês.

13º SALÁRIO

Automatize o Pagamento do 13º Salário

Facilite sua organização automatizando os pagamentos. Usando o Pix Automático, você não corre o risco de esquecer ou gastar a quantia destinada ao seu 13º salário.

Evite Gastos Desnecessários

Sabe aquele dinheiro com Uber, Ifood e outros aplicativos? Quando puder, dá uma segurada nesse tipo de gasto pra sobrar uma graninha a mais pro final de ano.

Então, se no final do ano, você somar o valor total gasto com essas “besteirinhas”, você vai se surpreender com o tanto que poderia ter economizado.

Conclusão

Ao seguir essas estratégias, você pode se organizar para receber seu próprio 13º salário no final do ano. Essa graninha pode ser usada pro que você quiser, desde comprar roupas novas até mesmo presentear quem você ama.


Curtiu esse conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso Blog Vida de Autônomo, produzido pela Zippi, a melhor parceira de crédito pro Microempreendedor.


Deixe um comentário