Ticket Médio: O Segredo pra Faturar Mais em 2024

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TICKET MÉDIO

“Servimos bem para servir sempre”. Da Caixa de Pizza de bairro às grandes companhias, todas adoram estampar essa frase em seus produtos e escritórios. E, isso tem um motivo: a expressão fala muito mais do que as suas próprias palavras, e dá uma aula sobre Ticket Médio. Pra você descobrir como esse assunto pode te ajudar a vender mais em 2024, se sirva deste conteúdo delicioso.

O que é Ticket Médio

Vamos começar do básico, colocando os primeiros ingredientes na tábua de Pizza.

O ticket médio é um termômetro para medir a performance das suas vendas. Ele é calculado dividindo o faturamento total pelas vendas realizadas em um determinado período. Ou seja, é a média do valor gasto pelos clientes.

Por que o Ticket Médio é Importante?

Se você tivesse uma pizzaria, o que seria melhor: vender cinco pizzas de 30 reais, ou quatro pizzas de 50 reais?

Provavelmente, você escolheria a segunda opção, que te traria um faturamento maior com menos vendas. Sendo assim, além de ganhar mais, você teria menos gastos com atendimento, materiais e taxa do ifood.

Então, sabendo o seu Ticket Médio ideal, você consegue entender quanto cobrar do seu cliente, público-alvo e as melhores estratégias de marketing.

Como calcular o Ticket Médio

Vamos simplificar o processo. Pegue o faturamento total em um período e divida pelo número de vendas realizadas. Então, imagine que em novembro você fez R$50 mil com 100 clientes. Aplicando a fórmula, temos: R$50.000/100 = R$100. Logo, esse é o seu ticket médio. Simples, não é?

Sei meu Ticket Médio. E agora?!

Agora, o Relacionamento com o Cliente entra em campo, e vira o camisa 10 do seu negócio. Usando as informações certas, ele vai te deixar na cara do gol para você ser campeão de vendas em 2024. 

Um exemplo: Imagine que em um mês, uma loja de roupas de bairro, com foco em peças do dia a dia, tenha um faturamento total de R$5.000. Nesse período, foram feitas 150 vendas. Aplicando a fórmula do ticket médio (Faturamento Total / Número de Vendas), teríamos:

Ticket Médio = R$5.000 / 150 = R$33,33

Portanto, o ticket médio para esse mês específico é de R$33,33. Isso indica que, em média, cada cliente gastou esse valor em suas compras. Parece um valor baixo, né? Hoje em dia mal dá pra comprar uma blusinha com esse valor. 

Mas o que acontece: um cliente entrou, comprou uma meia de cinco reais e pediu desconto no pix. Outro, entrou e levou uma blusa de 40 reais e dividiu em duas vezes. Em seguida, chegou a Andressa, que levou 200 reais em dinheiro, sem pedir desconto. Ainda, perguntou se vocês fazem vendas online pelo Instagram. 

Tendo uma análise desse perfil de vendas, você pode focar em atrair clientes como a Andressa, que gastou mais e se interessou pela sua loja. Então, em uma conversa rápida, você pode entender o que levou ela a comprar lá, e pedir uma avaliação da experiência pra descobrir seus pontos a melhorar.

Usando esses comentários a seu favor, você pode vender mais em 2024 usando o Ticket Médio como craque do seu negócio.

Dicas para elevar o Ticket Médio

Além de analisar o perfil do cliente que mais gasta no seu comércio, você pode aplicar várias técnicas pra vender mais, elevando então o seu ticket médio. Dá uma olhada nessas dicas:

Combos Irresistíveis

Assim como em uma pizzaria, onde um combo de pizza, refrigerante e sobremesa pode ser mais atraente, crie combos de produtos ou serviços que complementem a compra inicial. Ofereça descontos ou benefícios para incentivar os clientes a gastarem mais.

Programa de Fidelidade

Faça com que seus clientes se sintam especiais! Ponha em prática um programa de fidelidade que recompense compras recorrentes. Logo, ofereça pontos, descontos exclusivos ou brindes para aqueles que atingirem um determinado valor de compras.

Venda Adicional

Durante o processo de compra, sugira produtos adicionais que complementem a escolha do cliente. Pode ser um acessório para a roupa que estão comprando ou um serviço extra que agregue valor à compra.

Descontos Progressivos

Estimule compras maiores oferecendo descontos progressivos. Por exemplo, “Leve 3 e Ganhe 10% de Desconto”. Incentivando, assim, os clientes a aumentarem a quantidade de itens no carrinho.

Upgrades Inteligentes

Se você oferece diferentes versões ou categorias de produtos, incentive os clientes a escolherem opções premium. Mostre os benefícios adicionais e destaque o seu diferencial, fazendo com que optem por produtos de maior valor.

Eventos e Experiências Exclusivas

Crie eventos especiais ou experiências exclusivas pra clientes que atingirem um determinado patamar de gastos. Pode ser um acesso antecipado a promoções, participação em eventos VIP ou serviços diferenciados.

Cross-selling Estratégico pra Ticket Médio

Escolha produtos que são frequentemente comprados juntos e posicione-os estrategicamente na loja. Isso facilita pro cliente encontrar itens complementares, incentivando assim a compra de mais de um item.

Personalização da Experiência

Ofereça uma experiência personalizada, levando em consideração o histórico de compras e preferências do cliente. Sugerir produtos com base no comportamento anterior pode aumentar as chances de uma compra adicional.

Conclusão

A chave pra elevar o ticket médio não é só sobre vender mais, mas em trazer uma experiência única aos clientes, fazendo com que se sintam valorizados e motivados a gastar um pouco mais. Em 2024, faça do ticket médio o ingrediente secreto para vender mais!

Curtiu o conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog Vida de Autônomo, produzido pela Zippi, para continuar tendo as melhores dicas do mundo do empreendedorismo.


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