Loja no Instagram: como montar uma pro seu negócio

Avatar de vaizippi
Homem sorrindo com celular na mão

Vale a pena mostrar a cara dos seus produtos pra todo mundo, na rede social.

Quer ter uma vitrine online pra aparecer e vender mais sem gastar nada? A pedida é fazer uma loja no Instagram pro seu negócio. 

Com esse recurso você consegue colocar preços nos seus produtos, descrever itens, falar mais sobre sua loja e o mais importante: inserir links pra levar a galera pra sua loja online oficial. Com tudo isso fica muito mais fácil atrair atenção dos seus clientes e, claro, faturar um pouco mais. 

Mas se você ainda não estiver convencido que é uma boa embarcar nessa, basta saber que só no Brasil, o Instagram já tem mais de 95 milhões de usuários ativos. Além disso, pra melhorar, segundo a própria rede social, 90% das pessoas no Instagram seguem uma empresa. Só por aí, você já percebe que não dá pra deixar uma oportunidade dessas passar, né? 

E como a gente sabe que toda venda pro microempreendedor e, lógico, você não quer deixar passar nada, vamos te mostrar como criar a sua loja no Instagram. Partiu colocar a mão na massa!

Pra começar…

Antes de sair apresentando a sua loja no Instagram pra todo mundo rola uma preparação inicial pra deixar tudo redondo. Por isso, alguns pré-requisitos são exigidos pela rede. 

Nesse caso, só dá pra ter uma loja no Instagram se você já tiver uma conta comercial na plataforma. Se você ainda não sabe como fazer isso, dê uma olhadinha no post que fizemos antes, sobre o que é e por que você precisa ter um Instagram para empresas

Sabendo disso, você ainda vai precisar de uma dessas três alternativas:

  • FanPage (página de negócios) no Facebook, vinculada ao seu perfil comercial do Instagram com o seu catálogo de produtos por lá;
  • Conta no Gerenciador de Negócios do Facebook pra criar o seu catálogo;
  • Loja virtual própria ou catálogo em Marketplace, tipo Mercado Livre;

Veja qual delas faz mais sentido pro seu negócio e que seja mais fácil pra você trabalhar no dia a dia pra facilitar o seu corre, beleza? 

E só pra deixar claro, tudo isso é pra que você tenha um lugar pras pessoas finalizarem seus pedidos, já que o Instagram ainda não liberou recursos pra que a compra seja finalizada totalmente dentro da rede social. Por enquanto, só os perfis qualificados nos Estados Unidos conseguem vender produtos diretamente no Instagram.

Aproveita e vem ver 7 dicas pra vender mais no Instagram.

 Criando sua loja

Agora que você já sabe as principais exigências, bora colocar a mão na massa. É só seguir o passo a passo pra começar. 

1. Verifique a qualificação do seu comércio

Como qualquer rede, o Insta tem suas próprias regras e não saí permitindo que qualquer coisa seja anunciada por lá. Por isso, cheque se o seu negócio:

1. Cumpri as políticas do Instagram;

2. Representa sua empresa e seu domínio;

3. Está localizado em um mercado compatível;

4. Demonstra confiabilidade;

5. Fornece informações precisas e segue as melhores práticas.

Mas não se preocupe, as respostas pra todos esses itens você pode conferir na Central de Ajuda do Instagram, aqui

2. Ative a conta comercial 

Se o seu perfil ainda não estiver configurado como conta comercial, não se esqueça de mudar pra essa opção. 

Basta acessar as configurações e clicar na opção “Conta” e depois escolher “Mudar para conta profissional”. Aí, na sequência, é só seguir o passo a passo, preenchendo de acordo com o seu negócio. Se pintar alguma dúvida, você pode ver uma explicação mais detalhada na Central de Ajuda.

3. Vincule sua conta à Página no Facebook

Como te contamos lá em cima, você precisa vincular a sua conta comercial do Insta à uma Fan Page da sua empresa no Facebook. Pra fazer isso, você deve ser o administrador da página no Face. 

Assim, no Instagram, vá até o seu perfil e selecione “Editar Perfil”, clique na opção “Página” e escolha qual página do Face você deseja conectar. Se você ainda não tiver uma, aí vai precisar criar pra avançar na criação da sua lojinha. 

4. Conecte o Insta ao seu catálogo

Lembra que lá no começo a gente falou que pra ter uma loja no Instagram, você precisava escolher uma das três alternativas: FanPage, Gerenciador de Negócios ou loja própria, pra mostrar os seus produtos? 

Pois, então, agora é a hora de entender como conectar o Instagram ao seu catálogo. 

  • Quem vai utilizar o Facebook como canal de venda, ou seja, a pessoa vê seu anúncio no Insta e quando clica, vai pra sua página no Face precisa usar o Gerenciador de Catálogos
  • Se o seu caso é levar seu cliente pra uma loja online própria ou marketplace, vale a pena dar uma olhada pra ver se a plataforma que você usa pra sua loja é parceria do Facebook

5. Mande para análise do Insta

Escolheu uma das formas de conectar seus produtos e já cadastrou alguns? Agora é a hora de mandar sua conta pra análise do Facebook, pra checar se está tudo certo. 

Assim, vá no Instagram acesse a opção “Configurações”, depois “Empresa” e na sequência “Compras”. Por fim, faça o cadastro seguindo os passos pedidos. 

Mas saiba que essa análise não rola assim tão rápido, em minutos. Então, você pode ter que esperar um tempo pra acompanhar o andamento do seu pedido. Pra isso, é só ficar de olho na opção “Compras” pra ver se o seu pedido foi aprovado. 

6. Ative o “Compras”

Quando tudo for aprovado e estiver ok, aí só ativar, finalmente, o modo “Compras”. Assim, volte nos menus “Configurações”, “Empresas”, “Compras” e escolha a opção “Catálogo de produtos”, depois disso é só escolher com qual você vai trabalhar e tocar em “Incluir”. Pronto, você tem uma loja no Instagram pra chamar de sua! 

Agora é só correr pra mostrar tudo que você vende. Crie posts e stories e escolha a opção “Marcar Produtos” pra bombar na rede com uma vitrine super recheada. E depois que você postar pelo menos nove produtos, o Insta libera o botão “Ver Loja” pra ficar em destaque bem abaixo da sua bio, no perfil.

E aí, bora pro corre pra vender muito? 


Deixe um comentário