Como planejar o trabalho autônomo para 2021

Avatar de vaizippi
Atendente ao telefone fazendo anotações em balcão de lanchonete

Novo ano, novas metas. Vem ver as dicas para você começar 2021 bombando. 

Ano novo sempre é sinônimo de desejo por novas conquistas. E na vida de autônomo é claro que não é diferente. Talvez, os desafios que o trabalhador por conta própria encontra no dia a dia, exijam dele muito mais jogo de cintura do que outros tipos de profissionais. Então, nada melhor do que definir como planejar o trabalho autônomo para 2021 para começar o ano com o pé direito. 

Se você já leu por aí aquela frase: “Sonho sem ação é ilusão”, você entendeu que não adianta só ter metas e não correr atrás para fazer elas virarem realidade. Com o planejamento de trabalho rola o mesmo, você precisa planejar e executar. 

E inverter a ordem dessa equação também não traz muito resultado positivo porque executar sem planejamento só te faz trabalhar dobrado. Então, agora que você já sabe a fórmula básica para dar os primeiros passos em busca das suas metas, vem ver como se preparar e bombar. Bora?

Planejamento já!

Pode parecer repetitivo, mas é que para saber como planejar o trabalho autônomo você precisa ter foco em planejar a sua rotina, logo de cara. Tirar um tempo só para se organizar é fundamental. Então, a regra é jogar limpo com você mesmo e ser sincero para testar um método que funcione. 

Você pode escolher se planejar de forma semanal, quinzenal ou mensal. Aqui é você que manda, mas o que não pode acontecer é aquele plano esperto de “apagar incêndio”, onde você só se planeja pensando no dia seguinte e já na hora de dormir. 

Tente estipular períodos para as tarefas que você tem diariamente, tipo: responder e-mails, montar orçamentos, abastecer redes sociais e conversar com possíveis clientes e, claro, com os que você já tem, pagar contas e assim por diante. Quando você define quanto tempo e em que horário vai executar cada uma delas, tudo se encaixa. 

Mas se você não sabe por onde começar, vai lendo que mais abaixo tem umas ferramentas que vão ser seu braço direito nessa missão. 

Metas, pra que te quero?

Depois de planejar a sua rotina de trabalho, que é o seu hoje, você precisa planejar também as suas metas, que serão seu amanhã de sucesso. É bom lembrar que você pode e deve ser ambicioso, sim. Mas não vá trabalhar com projeções irreais porque você pode acabar se frustrando e desistindo no meio do caminho. 

Uma boa meta para começar geralmente está atrelada ao seu faturamento mensal. Então, pense que você pode estipular uma porcentagem de 10%  a mais do que o seu faturamento habitual, para começar, e ir aumentando aos poucos. 

E, claro, planejamento é sempre adaptável e não limitante. Se você sacar que não vai alcançar é só refazer a rota. Se tiver condições de passar a meta, ótimo! Aí é só correr para o abraço e colocar a régua mais para cima. O céu é o limite para qualquer autônomo com garra. 

Homem e mulher vestidos de avental em restaurante com tablet em mãos
Planejamento em dia te poupa das dores de cabeça.

Além da meta de faturamento mensal, você pode estabelecer outras que vão te ajudar a progredir também financeiramente. Olha só:

  • Repaginar espaço ou equipamentos: Vale analisar o que precisa ser trocado e vai te garantir um retorno financeiro melhor no futuro; 
  • Cursos de atualização: Investir em você é importante sempre, por isso, toda vez que você se especializa dá para cobrar um pouco mais; 
  • Carteira de clientes: Prospectar mais clientes para aumentar sua conversão;
  • Participar de consultorias: Sendo autônomo é normal que você desempenhe todos os papéis da sua atividade, mas para não correr riscos, consulte especialistas de todas as áreas que impactam o seu negócio: vendas, finanças, marketing etc.

Adapte para sua realidade e inclua quantas metas forem necessárias. Mas fique ligado para não colocar muita pressão em si mesmo, ok? Um passo de cada vez!

Controle total

Como planejar o trabalho autônomo se prioridades, urgências e emergências te cercam a todo momento? A resposta é: com controle. Para organizar seu trabalho rumo ao sucesso é preciso dizer alguns “nãos” às vezes. 

Esqueça aquela ideia de tudo que é super para ontem e defina prioridades para dar conta de tudo na ordem do mais urgente para o menos importante. 

Seu melhor amigo nessas situações se chama: foco. Liga para ele sempre que sentir que perdeu um pouco o controle, beleza?

Ferramentas necessárias

Tarefas, pedidos, prazos e o mundo lá fora. É normal se sentir perdido com tanta coisa para dar conta, então escolha ferramentas que irão te ajudar nessa missão. Vale testar quantas você puder até encontrar uma que seja a sua cara. E, claro, que a gente indica só o que é ou tem versão gratuita, para você não ter que desembolsar nada. 

  • Trello: organize seus projetos, acompanhe entregas etc. A plataforma é colaborativa, então você pode compartilhar com outras pessoas e indicar quem faz o que e qual é o prazo; 
  • Google Agenda: não perca mais os compromissos e atendimento. Anote tudo no calendário digital e se quiser compartilhe com outros; 
  • Planilhas Sebrae: organize seu caixa, crédito, estoque, preço de venda, passivos e capital de giro com planilhas gratuitas;
  • Toggl: saiba quanto tempo você leva para executar cada tarefa e gere relatórios de acompanhamento. 

Curtiu as dicas? Acha que elas vão te ajudar como planejar o trabalho autônomo nesse ano?

Aproveita e passa esse conteúdo para frente para ajudar um amigo. Bora fazer 2021 um ano incrível para todos os autônomos do Brasil. Só vem! 


Deixe um comentário