13° salário pra autônomos? Descubra o melhor jeito de se planejar e sacar sua renda extra no final do ano!

Você é microempreendedor e já pensou em como seria bacana ter uma grana sobrando no final do ano?

A gente sabe que o 13º salário só é garantido, por lei, pros trabalhadores do regime CLT, mas ninguém falou que o autônomo não pode ter também. A vantagem do dinheiro extra pode ser conquistada com muito planejamento durante o ano. E sim, é possível!

Por isso, quem trabalha por conta própria precisa fazer os seus próprios planos pra ter essa grana no final do ano. E olhando pelo lado positivo: ser o seu próprio patrão é uma vantagem, já que é você quem determina o valor desse 13º salário.

A principal pergunta é: quanto você quer ter no final do ano? Independente do valor, pra atingir esse objetivo é necessário muita organização e força de vontade. Não adianta apenas querer e desejar o dinheiro no bolso, é preciso começar nos primeiros meses do ano. Então, bora aproveitar que estamos nessa época? 

Separamos algumas dicas pra ajudar a garantir uma graninha extra. Continua lendo!

É hora de guardar a grana! 

Pensou em quanto você quer ter no final do ano? O primeiro passo é fazer a divisão de quanto precisa guardar por mês ou por semana. Determine valores que estejam na sua realidade, beleza?

A gente sabe que é bem complicado pensar em guardar o dinheiro que ainda nem caiu na conta. Porém, é o começo mais importante! Pensa em como será bom ter o seu próprio 13º salário na época de festas de fim de ano. Pra te motivar, pense que esse dinheiro está sendo reservado pra algo importante e não uma obrigação que irá afetar as suas contas.

No começo é difícil, mas depois das primeiras semanas será um hábito, feito de forma natural. O que vale é o esforço de separar o dinheiro e segurar o impulso de querer parar, beleza? 

Guarde o dindin e não olhe pra trás

Um ponto importante é saber onde você vai colocar essa grana. Além de ser um lugar que você não pode mexer o tempo todo, precisa ser seguro pras suas finanças. O melhor seria no banco, já que te impede de tirar o dinheiro e gastar. Pode ser algo como uma poupança, que não apresenta muitos riscos, não tem cobrança de imposto de renda e pode até render um pouco. 

Mas se liga: muito cuidado com investimentos. Este dinheiro não pode ser confundido com reserva de emergência ou renda extra que pode ter altos riscos. Tenha em mente que tudo que está sendo reservado será resgatado ao final do ano, ok?

Pensa assim: Eu preciso mesmo disso?

Um delivery hoje, um lanche amanhã, um café durante a tarde e só mais uma blusinha. Parece bobo, mas acaba pesando nos seus gastos do final do mês. Antes de comprar, para tudo e pensa: será que eu preciso mesmo disso? 

Não vale mentir! A gente sabe que a fraqueza bate na porta e aquela voz na cabeça surge com a frase “eu trabalho pra isso!”. Nessa hora, pense que sempre vai valer a pena poupar esse dinheiro e no final do ano você vai ter agradecido.

Além disso, é um bom momento pra refletir se você está gastando o seu dinheiro de forma consciente. Muitas coisas desnecessárias entram nas contas e não imaginamos o impacto que representam na nossa vida. Seja uma assinatura de algum serviço que você usa pouquíssimo ou até aquele cartão de crédito com anuidade que também já não é mais utilizado e fica na gaveta. Vale rever todos os seus gastos que podem parecer pequenos na fatura, mas, quando somados, dão uma baita diferença na economia das contas.

Não estamos concluindo que você precisa parar de comprar, mas que é necessário planejar o quanto de dinheiro será destinado pra cada objetivo. Aí, você não se perde nas contas e nem deixa sua grana ir pro ralo.

Um exercício útil é criar uma lista de gastos fixos e variáveis. Esse tipo de planejamento visual pode te ajudar a entender pra onde sua grana está indo. Se suas despesas são maiores que os gastos, é hora de rever tudo e tentar, ao máximo, dar uma diminuída. 

Os gastos fixos são aqueles que já sabemos o valor. Independente do mês, eles estarão lá. Se liga em alguns exemplos, pra você anotar no seu planejamento: 

– Contas como: aluguel ou financiamento, condomínio, luz, água, gás, internet, seguros, etc.

Já os gastos variáveis são aqueles que podem mudar de acordo com a utilização. São nesses que você pode economizar! Alguns exemplos:

– Supermercado, atividades de lazer como ir ao shopping, refeições fora de casa, viagens, gastos com a fatura do cartão de crédito, etc.

O modo de controle fica a sua escolha: seja por meio de planilhas, aplicativos ou até anotando no papel mesmo, o importante é não perder nada de vista!

É sempre bom pesar na balança

Já que você vai planejar o seu ano, é hora de colocar tudo no papel, até mesmo o que ainda não está definido. Por exemplo, quando você vai tirar alguns dias de folga? Afinal, ninguém é de ferro! Ter tudo planejado pode te ajudar a organizar seu ano, já que vai se preparar pra guardar um dinheiro e poder descansar tranquilamente. 

É bom ter em mente o tempo que você ficará um pouco ausente, pra que a carga não fique muito pesada. Então, você pode diluir o ganho pras outras semanas de trabalho, fazendo com que as contas não sejam afetadas pela sua pausa. 

Nova meta na área: aumentar as vendas todo mês!

O que tem a ver com meu 13º salário? 

A resposta é simples: é bom colocar como meta o aumento de vendas durante o ano. Não fique preso no valor médio de sempre, bora pensar alto! A gente sabe que não é fácil, mas tenha em mente que esse planejamento pode ser a peça chave pra aumentar sua renda.

Já pensou que a sua agenda pode não estar lotada de clientes porque não lembraram de você? A verdade é que você precisa fazer o seu corre pra ser visto. O bom é que você pode contar com uma ferramenta 100% grátis que todo mundo usa: a Internet!

A presença digital do seu negócio pode atrair novos clientes. Quando estamos atualizados nas redes sociais, a divulgação é mais incentivada, tanto por quem já conhece e vai indicar pro amigo, como também por novos clientes que te encontrarão diretamente pela Internet. 

Ser seu próprio patrão não é fácil, mas com muita força de vontade, tudo é possível! Aproveita que estamos animados no começo de ano e já planeja quanto você vai reservar para o seu 13º salário, hein! 

vaizippi

Deixe uma resposta